Brasil tem dois estupros por minuto, aponta Ipea
Apenas 8,5% chegam à polícia e 4,2% ao sistema de saúde

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um levantamento sobre o números de estupro no Brasil. No país, a estimativa é que por ano sejam registrados 822 mil, o equivalente a dois por minuto. A maior quantidade de casos acontece contra jovens de 13 anos.
Baseado no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE) e no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, teve o ano de 2019 como referência.
Ainda de acordo com a pesquisa, o percentual de casos que não são identificados nem pela polícia, nem pelo sistema de saúde é alto. Dos 822 mil, apenas 8,5% chegam ao conhecimento da polícia e 4,2% são identificados pelo sistema de saúde.
“O registro depende, em boa parte dos casos, da decisão da vítima, ou de sua família, por buscar ajuda no Sistema Único de Saúde. [...] Substancialmente da prevalência real, pois muitas vítimas terminam por não se apresentar a nenhum órgão público para registrar o crime, seja por vergonha, sentimento de culpa, ou outros fatores”, explica o pesquisador do Ipea e um dos autores do estudo, Daniel Cerqueira.
Os principais autores do crime são os parceiros e ex-parceiros, os familiares (sem incluir as relações entre parceiros), os amigos/conhecidos e os desconhecidos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

O cardeal americano, Robert Prevost é o sucessor do papa Francisco, ele adotou o nome de Leão XIV

Ministério do trabalho está regulamentando o trabalho em feriados e domingos no comércio

Prefeitura de Aracaju anuncia abertura da licitação para obras no Largo da Aparecida
