Brasil irá receber antiviral para tratar varíola dos macacos, diz ministro Marcelo Queiroga

Ministério da Saúde confirmou a primeira morte pela doença no último final de semana.

Por Redação do Portal A8SE e Agência Brasil 01/08/2022 10h59
Brasil irá receber antiviral para tratar varíola dos macacos, diz ministro Marcelo Queiroga
Foto: Dado Ruvic/Reuters

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) irá enviar o antiviral Tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de varíola dos macacos no Brasil. O anúncio foi feito pelo ministro da saúde Marcelo Queiroga, através das redes sociais.

O antiviral tem sido oferecido como opção de “uso compassivo” nos Estados Unidos. Entretanto, ainda não há dados que demonstrem sua eficácia noo tratamento da varíola dos macacos.

“Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, disse o ministro.

Morte confirmada

Segundo dados do Ministério da Saúde, 1.342 casos de varíola dos macacos foram registrados no país até o último domingo (31). No dia anterior, a pasta confirmou a primeira morte pela doença no Brasil.

A vítima era um homem de 41 anos, que estava internado em Belo Horizonte (MG) e tinha comorbidades. As circunstâncias da morte estão sendo investigadas.

Sintomas

A varíola dos macacos é uma doença causada pela infecção com o vírus Monkeypox, causadora de sintomas semelhantes aos da varíola. Ela começa com febre, dor de cabeça, dores musculares, exaustão e inchaço dos linfonodos.

Uma erupção geralmente se desenvolve de um a três dias após o início da febre, aparecendo pela primeira vez no rosto e se espalhando para outras partes do corpo, incluindo mãos e pés.

Em alguns casos, pode ser fatal, embora seja tipicamente mais suave do que a varíola. A doença é transmitida para pessoas por vários animais selvagens, como roedores e primatas, mas também pode ser transmitida entre pessoas após contato direto ou indireto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp