Brasil

Brasil estará "100% focado" em vagas olímpicas deste Pan-Americano

30/09/2015 20h46
Brasil estará "100% focado" em vagas olímpicas deste Pan-Americano
A8SE

Neste Pan de Guadalajara, o Brasil estará "100% focado" nas vagas olímpicas para Londres-2012. A afirmação ao R7 é de Bernard Rajzman, chefe da delegação brasileira na competição, que terá sua cerimônia de abertura nesta sexta-feira (14).

- É o mais importante. E, a cada Pan, é sempre esse o objetivo, dentro dos ciclos olímpicos.

Às vésperas do início, o dirigente brasileiro - jogador de vôlei da "geração de prata" vice-campeã mundial e olímpica no início dos anos 1980 - reconhece que ainda há muito o que ser terminado, mas diz acreditar que tudo estará em ordem para os jogos e provas.

- Tudo estará normal, com certeza. Eles estão trabalhando a toque de caixa, nesta reta final.

Bernard, que ficou empolgado com os móveis de papelão da Vila Pan-Americana, que "são ótimos, parte de uma grande ideia e ecologicamente corretos", diz que a expectativa dos brasileiros "é a melhor possível".

- Queremos melhorar, mas temos adversários fortes. E também ficam tentando criar celeuma com uma disputa Brasil e Cuba... Não existe isso!

O chefe de delegação explica a meta do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para este Pan

- Em São Domingos-2003, tivemos 29 ouros - que é o que conta na ordem do quadro de medalhas. Excluindo o Rio-2007, quando quase dobramos isso, com 52 ouros, queremos uma evolução. Não podemos contar o Pan do Rio, por vários fatores. Tínhamos classificação em todos os esportes, estávamos em casa, com as famílias... A gente se superou. Por isso temos por base o Pan-2003. É em relação a ele que queremos melhorar.

No Pan-2003, os 29 ouros estiveram dentro do total de 123 medalhas (no Rio-2007, foram 157 na soma com os 52 ouros.

Vagas olímpicas

No Pan de Guadalajara, em torno de cem vagas para Londres-2012 estarão em disputa.

Oito modalidades brigam diretamente por classificação - o que faz países como os Estados Unidos enviar seus melhores atletas de triatlo, por exemplo.

Além do triatlo, são elas handebol, saltos ornamentais, nado sincronizado, polo aquático, tênis de mesa, canoagem e tiro esportivo.

Também há disputas por pontos no ranking que valem para a classificação olímpica e ainda busca de índices exigidos. É o caso de hipismo, pentatlo moderno, natação e atletismo. Até agora, o Brasil tem 74 vagas asseguradas na Olimpíada de Londres-2012.

 

Fonte: R7

Tags: