Black Friday: confira seis dicas para ajudar a economizar

Copa do Mundo promete aquecer as vendas ainda mais

Por redação Portal A8SE e R7 08/11/2022 18h52
Black Friday: confira seis dicas para ajudar a economizar

No Brasil, a primeira Black Friday foi realizada em novembro de 2010. De lá para cá, o evento que acontece na última sexta de novembro, transformou o comércio.

A Black Friday se tornou uma das datas mais esperadas pelo comércio online, ao lado do natal e do dia das crianças. Em 2022, os especialistas esperam que a Black Friday seja influenciada também pela Copa do Mundo, que está chegando e promete agitar as vendas. O mundial começa no dia 20 de novembro, por conta disso muitas marcas e lojas já estão adiantando promoções.

Veja as dicas:

Compare e acompanhe preços com antecedência

É comum a Black Friday, no Brasil, ser chamada de “tudo pela metade do dobro”. Mas é fato que existem ofertas inigualáveis durante esse período, o que você precisa é pesquisar com cuidado e comparar com os preços anteriores.

Compre somente em lojas confiáveis

Durante a Black Friday você será impactado por muitas lojas, algumas delas que provavelmente não conhece ou, se conhece, nunca comprou. Fique ligado, o barato pode sair caro. Lembre-se sempre de checar a reputação das lojas que pretende comprar no Reclame Aqui, plataforma que reúne queixas de consumidores.

Compre com cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser seu maior aliado nas compras durante a Black Friday. Além de poder parcelar e acumular pontos e benefícios, o cartão oferece maior segurança.

Um golpe comum é o site só oferecer opção de compra no boleto e quando você paga, ele some deixando um rombo no seu orçamento.

Pesquisa políticas de troca e devolução

Você precisa ir além dos preços e descontos. Para sua Black Friday ser perfeita, é necessário também se atentar às políticas de troca e devolução das lojas.

Se você deixar passar essas informações, pode ter muitas dores de cabeça depois de comprar ou quando receber o produto. Por isso, informe-se antes de comprar e se proteja caso precise trocar ou devolver uma compra da Black Friday.

Cuidados que devem ser tomados aos comprar online

Comprar online durante a Black Friday é uma oportunidade de evitar filas em lojas e shoppings. Mas, além do conforto, é um tipo de compra que requer alguns cuidados. Para começar, quando for comprar, separe um tempo para focar apenas nisso. Ou seja, deixe somente uma aba no navegador aberta porque, durante o evento, o sites tendem a superlotar e você pode perder uma boa promoção devido à lentidão da internet. 

A vista ou a prazo? Avalie qual a melhor opção!

A compra a prazo pode ser um conforto, assim como pagar a vista pode ser um livramento. Por isso, antes de tudo, avalie o seu momento financeiro.

Se pergunte: eu posso arcar com esse valor pelos próximos X meses? Outro ponto importante é ficar atento às lojas que dão descontos especiais por pagamentos a vista ou via PIX. Se você tem dinheiro na conta, vale a pena aproveitar. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp