Black Friday: confira dicas para não cair em golpes e promoções falsas
Quadrilhas aproveitam o momento de euforia das promoções para aplicar golpes

A Black Friday ocorre nesta sexta-feira (24) em todo Brasil, momento em que lojas e estabelecimentos de diversas áreas realizam promoções simultaneamente.
No entanto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta os consumidores sobre o aumento do número de golpes na data, sendo necessário redobrar a atenção para promoções com preços muito abaixo do que o valor real do produto, principalmente em lojas virtuais.
O diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini, destaca que as quadrilhas aproveitam o momento de euforia com o grande volume de promoções para aplicar golpes usando engenharia social, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais.
“Nesta época do ano, são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam um comércio virtual, além de promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp. É preciso ficar atento também para a criação de perfis falsos em redes sociais, inclusive, com depoimentos falsos de compradores”, alertou o diretor.
Confira abaixo outras dicas:
- Dar preferência a lojas conhecidas no mercado
- Não utilizar computadores públicos para realizar compras, nem inserir dados bancários
- Verificar com atenção as formas de pagamento online
- Apenas preencher formulários com dados pessoais em sites seguros e verificados
- Sempre conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a senha ou aproximar
- Se for pagar com Pix, sempre fazer o pagamento dentro do ambiente da loja virtual. Quando o varejista fornecer o código QR Code, confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Festejos juninos de Barra dos Coqueiros retoma tradição e contará com artistas locais e nacionais

Especial dia das mães

Direto de Brasília 09/05/25
