Banco Central realiza mutirão de negociação de dívidas até a próxima quarta-feira (30)

Na ação, será possível realizar parcelamentos e descontos no valor da dívida

Por redação Portal A8SE 24/11/2022 15h57
Banco Central realiza mutirão de negociação de dívidas até a próxima quarta-feira (30)
Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Consumidores podem negociar dívidas em atraso até a próxima quarta-feira (24), por meio de um mutirão nacional realizado pelo Banco Central (BC).

Além do BC, a iniciativa parte também da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de todo o país.

Dentre os serviços oferecidos, as instituições participantes irão possibilitar parcelamentos, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento.

Ainda, podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e nas demais modalidades de crédito, que estejam em atraso, e não possuam bens dados em garantia.

Segundo os organizadores, entre 2020 e 2022, mais de 22 milhões de contratos em atraso foram repactuados em ações como essa, superando R$ 1,1 trilhão de saldo negociado. Na edição mais recente do mutirão, cerca de 1,7 milhão de contratos foram renegociados.

Como participar

Quem tem interesse em participar deve acessar a página do mutirão. Lá, é possível acessar o Registrato, sistema do BC que leva à lista de dívidas, em nome do consumidor.

As dívidas podem ser negociadas diretamente com o banco ou por meio do Portal Consumidor. Os interessados devem apresentar uma proposta de negociação à instituição credora. Em seguida, o banco terá até 10 dias para analisar a solicitação e dar uma resposta.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp