Brasil

Banco Central lança moeda comemorativa da Copa do Mundo

30/09/2015 20h03
Banco Central lança moeda comemorativa da Copa do Mundo
A8SE

O BC (Banco Central) divulgou nesta sexta-feira (21) a moeda comemorativa da Copa do Mundo da Fifa - África do Sul 2010. A moeda de prata tem valor de R$ 5 e será vendida a R$ 108.

Ela poderá ser comprada nos escritórios do Banco Central em dinheiro ou pela internet, no site do Banco do Brasil (www.bb.gov.br). O pagamento poderá ser feito por débito em conta (para correntistas) ou por boleto bancário.

No anverso, há uma paisagem da savana africana com um jogador de futebol, em composição com o mapa da África, com destaque para a África do Sul. O reverso destaca a imagem de dois jogadores em movimento com a bola, tendo ao fundo versão estilizada da bandeira do Brasil.

A tiragem máxima da moeda será de 25 mil peças, que serão vendidas no Brasil e no exterior. A Fifa ainda definirá as empresas autorizadas a vender a moeda fora do Brasil.

O Brasil foi um dos países convidados pela Fifa para integrar o programa de emissões numismáticas da Copa do Mundo, ao lado de Portugal, França, Espanha, Alemanha, Austrália e diversos outros, além da própria África do Sul.

As emissões numismáticas especiais são uma prática internacional que tem como principal objetivo difundir a história e a identidade cultural da nação, consolidando o padrão monetário no país e no exterior.

O Banco Central registrou em moedas comemorativas eventos esportivos de interesse nacional, como os lançamentos relativos ao Tetracampeonato Mundial de Futebol (1994), ao Pentacampeonato (2002) e aos 15º Jogos Pan-americanos (2007).

 

Fonte: R7

Tags: