Após apoio do DEM, CPI contra Yeda depende de 3 deputados

Dois dos três deputados do DEM, partido do vice-governador Paulo Feijó, assinaram ontem o requerimento para a criação da CPI para investigar a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), por supostos atos de corrupção.
A tucana e o democrata se tornaram adversários políticos quando ainda eram companheiros de chapa em 2006.
Com os dois nomes do DEM, sobe para 16 o número de deputados apoiam a investigação (nove do PT; dois do PSB; dois do PDT e um do PC do B). Um terceiro pedetista prometeu, mas ainda não assinou o pedido. Para criar a CPI, é preciso a adesão de 19 dos 55 deputados.
Yeda é suspeita de ter recebido parte do dinheiro para comprar a casa onde mora de um suposto caixa dois da campanha de 2006.
A governadora sempre rechaçou acusações de irregularidades na compra do imóvel e diz que foi inocentada pelo Ministério Público Estadual, que arquivou o caso.
A adesão do DEM era previsível desde a semana passada, quando democratas prometeram apoiar a CPI se o pedido alcançasse 17 assinaturas, mas foi antecipada depois que a briga com os tucanos voltou a esquentar.
Na quarta, o deputado Coffy Rodrigues (PSDB) disse que uma das empresas do vice-governador, a APF Participações S.A., mantinha ilegalmente contrato com a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), que tem convênios com o Estado. Da tribuna, o tucano pediu o impeachment do vice.
Feijó nega que haja irregularidade. Alega que a Ulbra é uma instituição privada e que a firma de participações, gerida por um irmão, não tem contratos com o Estado.
O chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, disse que é "bastante remota" a instalação da CPI. "Estou cada dia mais seguro de que essa CPI não sai. Não há fato novo. E os deputados sabem disso."
Carregando velas, sindicalistas e estudantes fizeram ontem à noite em Porto Alegre mais um protesto pelo impeachment de Yeda.
O ato reuniu entre 600 e 2.000 pessoas, segundo a Brigada Militar e os organizadores, respectivamente.
Fonte: Folha OnLine
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
