Após acordo, peritos do INSS encerram greve nacional e retomam atendimento

Governo Federal aprovou todas as reinvidicações dos servidores.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 23/05/2022 11h16
Após acordo, peritos do INSS encerram greve nacional e retomam atendimento
Foto: Aline Aragão/TV Atalaia

Com 52 dias de paralisação, médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiram retomar o atendimento aos beneficiários nesta segunda-feira (23). A categoria firmou um acordo com o Governo Federal, que encerra a greve nacional.

De acordo com a Agência Brasil, todos os 18 itens da pauta de reivindicações foram aprovados durante uma reunião entre o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, e a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais. Os profissionais cobraram um reajuste de 10,9% para repor as perdas inflacionárias, além da restruturação de carreira e abertura de concurso público.

Entre as exigências previstas, ficou definida a limitação de até 12 atendimentos diários por profissional, no entanto, aqueles que ultrapassarem essa quantidade irão receber R$61,72 em cada perícia extraordinária. Eles se comprometeram a reduzir a fila de exames periciais não realizadas neste período.

Os servidores terão oito meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.

Greve administrativa

Cerca de 250 servidores administrativos do INSS em Sergipe também pretendem encerrar a greve após assinatura de um acordo, prevista para ocorrer a partir das 14h. Caso seja firmado, o retorno ao trabalho ocorre nesta terça-feira (24), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado (Sindiprev).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp