Após 20 anos, Brasil retoma produção nacional de insulina
Primeiro lote com mais de 200 mil unidades marca início da produção 100% brasileira; SUS prevê entrega de 8 milhões de doses até 2026

O Ministério da Saúde recebeu, nessa sexta-feira (11), o primeiro lote de insulinas produzidas por meio do programa Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Com isso, o país volta a fabricar o medicamento de forma 100% nacional, por meio da transferência de tecnologia da farmacêutica indiana Wockhardt. A iniciativa conta com o apoio do laboratório público Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da empresa brasileira Biomm.
O ministro Alexandre Padilha participou do evento de entrega do lote, que contém 207.385 unidades do medicamento, sendo 67.317 frascos de insulina regular e 140.068 de insulina NPH, na fábrica da Biomm, em Nova Lima (MG).
Segundo a pasta, após a conclusão da transferência de tecnologia, o Brasil será capaz de produzir 50% da demanda por insulinas NPH e regular utilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa envolve um investimento de R$ 142 milhões na aquisição da tecnologia, com potencial para beneficiar cerca de 350 mil pessoas com diabetes. Os contratos preveem a entrega de 8,01 milhões de unidades de insulina, entre frascos e canetas, à rede pública em 2025 e 2026.
A partir dessa aquisição inicial, terá início o processo de transferência de tecnologia, conforme previsto nas diretrizes das PDPs. Ao final da transferência, a produção será totalmente nacional, com a Funed e a Biomm capacitadas para fabricar o medicamento no país e abastecer o SUS de forma autônoma.
Tratamento no SUS
O SUS oferece assistência integral às pessoas com diabetes, desde o diagnóstico até o tratamento, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. A porta de entrada para o cuidado é a Atenção Primária à Saúde, que realiza o acompanhamento contínuo por meio de equipes multiprofissionais.
Atualmente, são ofertados quatro tipos de insulina: insulinas humanas NPH e regular, além de insulinas análogas de ação rápida e prolongada. Também estão disponíveis medicamentos orais e injetáveis para o tratamento do diabetes mellitus.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tiradentes Innovation promoveu uma discussão sobre o futuro da educação no Brasil

Direto de Brasília 11/07/25

Cresce número de mulheres que são mães solos e cuidam dos filhos sozinhas sem o apoio do pai

Com a temperatura mais baixa, a tendência é de que as pessoas usem mais o chuveiro elétrico

Vendas do varejo em Sergipe registraram o terceiro maior crescimento do Brasil
Mais acessadas
Após 20 anos, Brasil retoma produção nacional de insulina
Polícia Rodoviária apreende dez cavalos soltos nas rodovias do Litoral Norte em Sergipe
Cultura Japonesa: Festival Tanabata Matsuri acontece em Aracaju neste domingo (13)
Gregório Duvivier desembarca em Aracaju com nova peça “O Céu da Língua” em setembro
Tributo ao Rei do Pop retorna a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto
Mais notícias
-
18 horas, 7 minutos Governo Federal anuncia início do ressarcimento de descontos indevidos do INSS
-
1 dia, 16 horas Lula pede ‘respeito’ a Trump, anuncia comitê de emergência e diz que recorrerá à OMC
-
1 dia, 17 horas PL que proíbe uso de animais em testes de produtos é aprovado na Câmara dos Deputados