Brasil

Apenas 25% dos pais com filhos pequenos usam creches

30/09/2015 20h21
Apenas 25% dos pais com filhos pequenos usam creches
A8SE

Três quartos dos pais brasileiros com crianças pequenas não usam o serviço de creche para os filhos. Este é um dos resultados da pesquisa Sips (Sistema de Indicadores e Percepção Social) de Igualdade de Gênero, divulgada nesta terça-feira (7) pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

De acordo com a pesquisa, somente 25% dos entrevistados afirmaram utilizar creche para o cuidado dos filhos menores de quatro anos. Destes, 67,4% utilizam a creche pública. Entre os que responderam não utilizar creche, 72,8% disseram que não usam porque não precisam ou preferem utilizar outros serviços para o cuidado da criança.

O objetivo do Ipea com as questões sobre educação dos filhos e transporte foi detectar como esses serviços impactam na vida das mulheres, uma vez que, de acordo com o instituto, ainda são as mulheres as principais responsáveis pelo trabalho doméstico e pelo trabalho de cuidado dos filhos, independente de sua inserção no mercado de trabalho (se trabalham ou não) ou de sua posição na família (se sustentam ou não a família).

Com os resultados, o instituto sugere que os motivos do baixo acesso às creches são: a falta de ofertas de vagas de creches no país, principalmente as públicas; a cultura de que as mães devem cuidar dos filhos pequenos, por isso muitas deixam de trabalhar neste período; e o fato de haver oferta de babás para as famílias de classe média, que preferem estes serviços às creches.

A pesquisa do Ipea também perguntou aos entrevistados se usariam o transporte público escolar para os filhos, se houvesse. Oito, em cada dez entrevistados, o equivalente a 83,4%, responderam que o usariam. Uma minoria (12,8%) disse que não usaria porque não precisa e 3,5% disseram que não usariam porque não confiam no serviço.

Fonte: R7

 

Tags: