Apaixonado, menino de 15 anos viaja clandestino de SP a AL

Uma paixão via internet de um garoto de 15 anos por uma jovem de 19 anos mobilizou, durante 15 dias, polícia e conselhos tutelares em dois estados e deixou duas famílias em desespero. Felizmente, tudo acabou bem. Nesta quinta-feira (14), a mãe do menor vai reencontrá-lo e ele está em segurança.
O garoto P.V.S.L. saiu de Praia Grande, litoral de São Paulo, num ônibus clandestino, só com a certidão de nascimento, algumas mudas de roupa e um pouco de dinheiro, e veio parar em Maceió. Queria encontrar a jovem Erika Taina, de 19, com quem namorava pelo MSN às escondidas dos pais. O garoto desapareceu de casa no dia 29 de março, e só foi encontrado em Maceió porque os diálogos entre os dois (ardentes, da parte dela) foram rastreados na lan-house que ele frequentava, em Praia Grande.
A perigosa aventura que P.V. resolveu fazer - e que poderia ter acabado em tragédia - é resultado de um fenômeno que se multiplica pelo Brasil e o mundo afora: crianças, adolescentes e jovens se relacionam com pessoas que não conhecem, pelo MSN e pelas redes sociais da internet, sem que os pais saibam com quem estão se envolvendo e o que está sendo conversado.
P.V.S.L., um estudante bem-comportado, vinha tendo comportamento estranho nos últimos tempos. Seus pais começaram a ficar preocupados quando souberam que ele estava faltando demais à escola particular em que estuda.
O menino "matava" aulas para ir a uma lan-house teclar no MSN com Erika. Da parte dele (que usava o codinome "Bombeiro"), eram mensagens de um garoto sonhador que descobre estar apaixonado e fica esperançoso para ter iniciação sexual. Da parte dela (que usava seu verdadeiro nome), a conversa era mais adulta, chamando o menino para vir encontrá-la e realizar as fantasias. Ela deu o endereço incompleto. Mas isso bastou para o garoto. Ele partiu para a aventura.
No dia 29, P.V. sumiu de casa. Foi para São Paulo, e não se sabe ao certo onde ficou até conseguir viajar para Maceió. Como é menor e só levava consigo a certidão de nascimento, não poderia comprar passagem de empresa regular de ônibus. Descobriu então que havia ônibus clandestinos, desses que fazem viagens interestaduais e aceitam qualquer passageiro, desde que pague. Embarcou em um deles.
Chegou em Maceió no sábado, dia 3. Conseguiu achar o bairro e a residência da jovem amada, uma morada simples na periferia. Bateu palmas, esperançoso. Não havia ninguém em casa. O garoto perambulou pelo bairro, voltava à casa e não atendiam. Dormiu em um restaurante ali perto. No dia seguinte, encontrou a jovem. A família dela o acolheu em casa, mas ficou apreensiva. P.V. mentiu, disse que os pais sabiam de sua viagem.
Enquanto isso, em Praia Grande, os pais do garoto, desesperados, procuraram a polícia. O delegado disse que não era sua competência, porque tratava-se de um menor. Recomendou que procurassem o Conselho Tutelar de Praia Grande. "Eles chegaram até nós por intermédio de um vereador daqui de Praia Grande", contou ao Tudo na Hora a presidente do conselho local, Michelle Quintas.
"Nós começamos a investigar o que poderia ter causado o sumiço", lembra ela. "Soubemos, por amigos do menino, que ele estava apaixonado por uma garota, que se correspondia com ela pelo MSN e que queria encontrá-la de qualquer jeito", relata a conselheira. A família, de classe média alta, permitiu rastrear o computador de casa. Nada. Então, conseguiram saber onde era a lan-house que o menino frequentava. O dono da loja deu toda ajuda: rastreou todos os computadores, até achar os diálogos de P.V. com Erika. "Ali achamos o endereço, mesmo incompleto", conta Michelle. "Então, entramos em contato com o Conselho Tutelar da área dela em Maceió, e tudo começou a clarear".
A presidente do Conselho Tutelar das regiões 5 e 6 de Maceió (que abrange do Jacintinho ao Benedito Bentes), Cecília Oliveira da Silva, conta que a primeira providência que tomou, ao ser avisada pela conselheira de Praia Grande sobre o sumiço do menino e o endereço que havia no MSN, foi procurar a ajuda da delegada Bárbara Arraes, da Delegacia de Crimes contra a Criança e o Adolescente. "A gente suspeitava de pedofilia ou até coisa pior ainda, que infelizmente nesses casos acontece muito", disse Cecília. A delegada, junto com dois policiais, foi para a região apontada no MSN, o Antares I, na parte alta de Maceió. Acabaram localizando a casa, e encontraram o garoto.
A família da jovem também não sabia de nada sobre o relacionamento dela com o menor pela internet. Erika estuda à noite em escola pública. Teclava no MSN com P.V. em casa, no seu próprio notebook.
Os pais do menino foram avisados. P.V. vai reencontrar a mãe e um tio, que vem com ela de carro, nesta quinta-feira, provavelmente na hora do almoço - eles telefonaram da estrada para a conselheira Cecília e avisaram a previsão de chegada. A alegria do reencontro será enorme - mas a "bronca" que o garoto deve levar, também.
"Isso deve servir de alerta para muitos pais", comenta a conselheira Cecília. "Felizmente, não aconteceu com esse menino uma tragédia, como acontece com muitos outros. Ele foi acolhido por uma família humilde e correta. A jovem que despertou a paixão no garoto não tem maldade, é meio meninona. Mas poderia ter sido muito diferente".
Fonte: Tudo na hora
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tiradentes Innovation promoveu uma discussão sobre o futuro da educação no Brasil

Direto de Brasília 11/07/25

Cresce número de mulheres que são mães solos e cuidam dos filhos sozinhas sem o apoio do pai

Com a temperatura mais baixa, a tendência é de que as pessoas usem mais o chuveiro elétrico

Vendas do varejo em Sergipe registraram o terceiro maior crescimento do Brasil
Mais acessadas
Polícia Rodoviária apreende dez cavalos soltos nas rodovias do Litoral Norte em Sergipe
Cultura Japonesa: Festival Tanabata Matsuri acontece em Aracaju neste domingo (13)
Gregório Duvivier desembarca em Aracaju com nova peça “O Céu da Língua” em setembro
Tributo ao Rei do Pop retorna a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto
RioMar Shopping recebe posto de vacinação da Prefeitura de Aracaju
Mais notícias
-
12 horas, 8 minutos Governo Federal anuncia início do ressarcimento de descontos indevidos do INSS
-
1 dia, 10 horas Lula pede ‘respeito’ a Trump, anuncia comitê de emergência e diz que recorrerá à OMC
-
1 dia, 11 horas PL que proíbe uso de animais em testes de produtos é aprovado na Câmara dos Deputados