Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate; saiba mais

Compradores manifestaram reações adversas, como inchaço na boca e queimaduras.

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 02/05/2025 06h18
Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate; saiba mais
Reprodução/Internet

O creme dental Total Clean Mint, da marca Colgate, voltou a ser interditado cautelarmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a agência, a medida estava suspensa em razão de um recurso da fabricante solicitando a suspensão da interdição, porém a própria empresa retirou o recurso.

Com isso, permanece em vigor a suspensão da venda e do consumo do produto, determinada pela Anvisa em 27 de março. A medida foi adotada após relatos de consumidores que apresentaram reações adversas, como inchaço nos lábios, após o uso do creme dental.

Na ocasião, a Anvisa esclareceu que não houve determinação de recolhimento dos lotes, mas reforçou que o produto deve ser retirado das prateleiras e não pode ser comercializado.

A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários.

disse a Anvisa em nota

A linha de produtos Colgate Total Clean Mint substituiu a linha Total 12 da marca.

Em nota publicada em março nas redes sociais, a Colgate Brasil afirmou que a marca tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçou o compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.

“Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br/contact-us”, apontou a publicação.

Alerta

A Anvisa emitiu um alerta sobre possíveis reações adversas associadas ao uso de cremes dentais que contenham fluoreto de estanho na composição.

Consumidores também relataram efeitos indesejáveis — classificados como eventos adversos — possivelmente relacionados à substância.

Diante disso, a recomendação é que os usuários fiquem atentos a sinais de irritação e suspendam o uso do produto caso percebam qualquer desconforto. Em casos persistentes, a orientação é buscar atendimento com um profissional de saúde.

Já os profissionais da área devem observar possíveis alterações bucais em seus pacientes, orientar sobre os riscos e sugerir alternativas para pessoas sensíveis à substância.

A Anvisa também reforça que os fabricantes devem garantir a rotulagem adequada, com informações claras sobre os riscos e as instruções de uso.

Veja algumas das reações adversas:

  • Lesões bucais
  • Sensações dolorosas
  • Sensação de queimação/ardência
  • Inflamação gengival
  • Edema labial 

Posicionamento

Em nota, a empresa Colgate confirmou que nesta quarta-feira apresentou à Anvisa o pedido de retirada do recurso contra a decisão que determinou a interdição temporária do produto. 

“A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema”, diz o comunicado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp