Anvisa proíbe venda de produtos da marca Funigi após inspeção sanitária

Órgão também determinou recolhidos de todos os lotes de maionese da marca.

Por Redação do Portal A8SE 30/03/2023 11h20
Anvisa proíbe venda de produtos da marca Funigi após inspeção sanitária
Decisão unânime foi tomada durante a 12ª reunião pública da Diretoria Colegiada (Dicol), nesta terça-feira. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nessa quarta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, distribuição e venda de produtos da marca Fugini. A medida foi adotada após inspeção sanitária conjunta com o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto (SP).

Na fiscalização, foram constatadas falhas de Boas Práticas de Fabricação, conjunto de procedimentos que garantem a qualidade do produto, como controle de qualidade e segurança das matérias primas e controles de pragas.

A suspensão é válida apenas para produtos em estoque na empresa, localizada na cidade de Monte Alto (SP), e ocorre até adoção das boas práticas.

Medida Adicional

Nesta quinta-feira (30), a Anvisa publica uma medida adicional específica para a fabricação de maioneses, determinando a proibição da comercialização, distribuição e uso, além do recolhimento de todos os lotes da maionese da Funigi com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024.

A determinação ocorre devido ao uso da matéria-prima vencida na fabricação do produto e também vale para todas as apresentações do produto que irão vencer em dezembro de 2023, com numeração iniciada por 354.

Caso tenham lotes da maioneses citados na resolução, estabelecimentos comerciais e consumidores devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda. para solicitar recolhimento.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp