Anvisa aprova primeira vacina de dose única contra dengue desenvolvida pelo Butantan

Imunizante brasileiro será incorporado ao SUS a partir de 2026

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Agência Brasil 26/11/2025 16h26
Anvisa aprova primeira vacina de dose única contra dengue desenvolvida pelo Butantan
Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (26), o registro da Butantan-DV, a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo, desenvolvida integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan. A autorização permite o uso do imunizante em pessoas de 12 a 59 anos.

Segundo o Instituto Butantan, o imunizante é tetravalente, capaz de proteger contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, e demonstrou segurança tanto para indivíduos que já tiveram a doença quanto para aqueles que nunca foram infectados.

Resultados de estudos clínicos de fase 3 apontaram eficácia de 74,7% contra dengue sintomática, 91,6% contra casos graves e com sinais de alarme e 100% contra hospitalizações.

O instituto informou que já possui mais de 1 milhão de doses prontas para distribuição e prevê ampliar a produção com parcerias internacionais, com expectativa de disponibilizar cerca de 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.

Com a aprovação, o Ministério da Saúde deverá trabalhar para incorporar a vacina ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e iniciar a campanha de vacinação já em 2026. A definição dos grupos prioritários será discutida com gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A dengue segue como um dos maiores desafios de saúde pública no país. Apenas em 2024, mais de 6 milhões de casos prováveis foram registrados no Brasil, número quatro vezes maior que o do ano anterior. Desde os anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros já foram acometidos pela doença.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp