Andes anuncia fim da greve dos professores de universidades e instituições federais

Em Sergipe, docentes da UFS permanecem paralisados; IFS ainda não se pronunciou

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 24/06/2024 11h35
Andes anuncia fim da greve dos professores de universidades e instituições federais
Foto: Fabio Rodriguess - Pozzobom (Agência Brasil)

A greve nacional dos professores das universidades e institutos federais de educação, iniciada há cerca de 60 dias, foi encerrada após um termo de acordo fechado nesse domingo (23).

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o fim da greve inicia nesta segunda-feira (24), devendo se consolidar plenamente até 3 de julho.

No entanto, no cenário sergipano, de acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), a greve dos docentes ainda está mantida na instituição.

"A Adufs comunica que a paralisação em suas bases segue desde o dia 13 de maio, completando 42 dias movimento paredista. Uma nova Assembleia Geral Extraordinária deve ser convocada ainda esta semana, entre 24 e 28 de junho, para avaliar os movimentos da paralisação nacional", informou a associação, por meio de nota.

Já o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) realizou um debate, entre os professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) associados, e aprovou o acordo apresentado pelo Governo Federal. A proposta foi aprovada pela base com 72 votos a favor, 51 votos contra e 6 abstenções. No entanto, ainda não há data definida para o fim da greve, que também segue mantida no IFS.

Acordo

A proposta apresentada pelo governo - acatada pelo Comando Nacional de Greve - foi a de reajuste zero em 2024, devido às limitações orçamentárias. Para compensar, foi oferecida uma elevação do reajuste linear, até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp