Aliados promovem Aécio em programas de rádio e TV

30/09/2015 19h10
Aliados promovem Aécio em programas de rádio e TV
A8SE

As imagens do governo de Minas e do governador Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à Presidência, estão sendo promovidas por partidos aliados na propaganda regional partidária que está sendo transmitida pelo rádio e pela TV desde o mês passado. O outro pré-candidato tucano é o governador de São Paulo, José Serra.

As inserções políticas das siglas servem como incremento da publicidade oficial do governo, que, por lei, não pode fazer referência ao nome do governador, apenas ao "governo de Minas". Como os partidos não têm essa restrição, aproveitam as brechas para fazer a divulgação de Aécio.

O caso mais explícito é o do PDT, que usou inserções no rádio para enaltecer várias ações executadas pelo governo mineiro nos últimos anos e afirmar que o resultado do trabalho só poderia ser "outra vez a eleição de Aécio como o melhor governador do país".

O programa se refere à pesquisa Datafolha em que Aécio aparece com a melhor nota entre dez governadores pesquisados. Com cargos na administração, o PDT se diz "orgulhoso de ajudar" o governo.

O PTB, por sua vez, fala das pastas que ocupa no governo. Quem apresenta a inserção petebista é o presidente da legenda, Dilzon Melo, que é também o secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana da gestão Aécio Neves.

O programa do PSB não cita Aécio, mas o presidente estadual do partido, deputado Wander Borges, diz que Minas é "exemplo de gestão pública", e que a Prefeitura de Belo Horizonte, administrada pelo partido, se espelha no Estado.

O fato de serem aliados é o mote que os partidos usam para fazer a citação, com o propósito de promover Aécio e também tentarem se beneficiar da popularidade do tucano.

Não é a primeira vez que os partidos aliados utilizam essa estratégia. Há dois anos isso também ocorreu. Na ocasião, o PT recorreu à Justiça Eleitoral contra o PPS, alegando que havia "desvio de finalidade na propaganda partidária". Porém o argumento não foi aceito.

No próximo mês, será a vez de o PSDB levar ao ar os seus programas, que terão Aécio como a estrela principal.

Paralelamente à propaganda aliada gratuita, a gestão Aécio já empenhou até a última segunda-feira R$ 12,6 milhões em publicidade oficial, de um total orçado de R$ 40,7 milhões para este ano, conforme dados do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira).

Fonte: Folha OnLine

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: