Aeroportos vão implementar salas especiais para passageiros com TEA
Programa foi anunciado nesta terça-feira pelo governo federal
Foi anunciada pelo governo federal, nesta terça-feira (5), a criação de um programa para ajudar passageiros com transtorno do espectro autista (TEA) e outras neurodivergências no deslocamento pelos aeroportos.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a expectativa é implantar 20 salas especiais voltadas para cerca de 200 mil passageiros com essas características, que circulam anualmente pelos aeroportos brasileiros até 2026.
Além da implantação de salas multissensoriais que pretendem oferecer estímulos sensoriais (visuais, táteis e auditivos) para promover relaxamento, concentração e bem-estar, serão também implementadas salas de acomodação, com estímulos reduzidos para acolher passageiros durante momentos de crise.
Também estão previstas revisões de procedimentos para melhorar a experiência de passageiros com TEA, tanto em voo quanto em solo. Além disso, haverá capacitação para profissionais do setor e ações de conscientização para passageiros e equipe.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ainda informou que os espaços serão acessíveis a todas as faixas etárias e estarão disponíveis para passageiros com outras neurodivergências, garantindo um acolhimento inclusivo para todos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp