Acusada de mandar matar marido, julgamento de Flordelis inicia nesta segunda-feira

Filha biológica, dois filhos afetivos e uma neta também estarão no banco dos réus do Tribunal do Júri de Niterói. O pastor Anderson do Carmo foi assassinado a tiros na porta de casa em 2019.

Por Redação do Portal A8SE e R7 07/11/2022 07h20
Acusada de mandar matar marido, julgamento de Flordelis inicia nesta segunda-feira
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O julgamento da ex-deputada federal Flordelis inicia nesta segunda-feira (7), no Tribunal do Júri de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Ela foi presa sob acusação de ser mandante da morte do marido, pastor Anderson do Carmo, em 2019.

Além disso, a filha biológica da ex-parlamentar, Simone dos Santos Rodrigues, a neta Rayane dos Santos Oliveira e os filhos afetivos André Luiz de Oliveira e Marzy Teixeira da Silva também estão no banco dos réus e respondem por envolvimento no crime. 

Em função do número de casos a serem analisados, a tendência é que o julgamento seja estendido por mais um dia. 

Acusações

value.image
Pastor Anderson foi assassinado na porta de casa em Niterói

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Flordelis responde por homicídio triplamente qualificado — motivo torpe, emprego de meio cruel e de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada.

Já Marzy Teixeira da Silva, Simone dos Santos Rodrigues e André Luiz de Oliveira são acusados de homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e associação criminosa armada.

Rayane dos Santos Oliveira, por sua vez, foi denunciada por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa armada.

Outros réus julgados

O pastor Anderson do Carmo foi assassinado a tiros na porta de casa no Bairro de Pendotiba, em Niterói, em 16 de junho de 2019. 

O filho biológico de Flordelis, Flávio dos Santos, acusado de ter feito os disparos contra o pastor, foi condenado a mais de 33 anos de prisão. Já o filho afetivo da ex-parlamentar Lucas Cezar dos Santos de Souza recebeu pena de 9 anos por ter adquirido a arma usada no crime.

Na última sessão sobre o caso, que ocorreu em abril, um dos filhos afetivos de Flordelis e Anderson foi condenado por associação criminosa armada, mas absolvido da acusação de participação no assassinato. Durante o depoimento, Carlos Ubiraci admitiu que a ex-deputada teve envolvimento no crime e sabia dos planos para matar o pastor.

Na mesma audiência, a juíza Nearis dos Santos ouviu a delegada Bárbara Lomba, responsável pela investigação do caso, que apontou o controle exercido por Anderson sobre a vida da ex-deputada Flordelis como a motivação para o planejamento do crime.

Outros condenados

Adriano dos Santos Rodrigues, filho biológico de Flordelis, recebeu pena de quatro anos, seis meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto por uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada;

Marcos Siqueira Costa, ex-PM, foi condenado a cinco anos e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado, e a esposa dele, Andrea Santos Maia, a quatro anos, três meses e dez dias de reclusão em regime inicialmente semiaberto.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp