A pedido da Itália, União Europeia aceita discutir caso Battisti
Cesare Battisti está preso desde 2007 no Brasil. No último dia 13, o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, concedeu a ele o refúgio político, o que desencadeou fortes reações de políticos italianos.

Com 104 votos a favor e 49 contra, o Parlamento Europeu aprovou nesta segunda-feira a proposta de incluir em sua agenda de discussões o caso do ex-militante de esquerda Cesare Battisti, que recebeu refúgio político no Brasil e cuja extradição é pedida pela Itália. O caso será discutido na quinta-feira pelos deputados europeus em Estrasburgo, no leste da França.
A decisão do Parlamento Europeu é uma resposta positiva ao pedido do ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, que solicitou o "apoio político" da União Europeia à tentativa de obter a extradição de Battisti, condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos ocorridos no fim da década de 1970.
Em nota, a deputada italiana Roberta Angelilli, que compõe a bancada da Aliança Nacional (AN) no Parlamento Europeu, comemorou o fato de que as instituições europeias "não ignoraram o apelo lançado pelos mais altos cargos" políticos da Itália.
No último dia 29, a Comissão Europeia havia descartado interferir no caso, alegando "não ter competência para intervir na questão bilateral entre Brasil e Itália". A posição da instituição foi tomada em resposta ao pedido de intervenção no caso feito pelo ministro italiano para Assuntos Europeus, Andrea Ronchi.
Pivô de uma grave crise diplomática entre Brasil e Itália, Cesare Battisti está preso desde 2007 no Brasil. No último dia 13, o ministro da Justiça brasileiro, Tarso Genro, concedeu a ele o refúgio político, o que desencadeou fortes reações de políticos italianos. Um parecer final sobre o caso será dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que poderá ratificar o refúgio político ou ordenar a extradição.
Fonte: Estadão
Últimas notícias + notícias

Trecho da BR-101 é liberado após interdição de manifestantes em Sergipe

Obra inacabada causa transtorno aos moradores de Nossa Senhora do Socorro

Bombas de combustíveis com irregularidades são interditadas na Zona Central de Aracaju

Prefeitura de Nossa Senhora das Dores abre concurso com mais de 200 vagas e salários de até R$ 8 mil

Sheyla Galba recebe Título de Cidadã Sergipana na Assembleia Legislativa
