EUA: Doença contagiosa que deixa alces e veados 'zumbis' se espalha

Uma doença contagiosa, que afeta alces e veados, está se espalhando pelos Estados Unidos e Canadá. Apelidada de “doença do veado zumbi”, a infecção atinge o cérebro e medula espinhal dos animais e causa perda de coordenação motora e agressividade.
Desde janeiro de 2019, a existência de animais infectados foi relatada em 24 estados norte-americanos, como Iowa, Arkansas, Colorado, Kansas, Missouri e Nebraska, localizados no centro-oeste, além de duas províncias canadenses. Além da América do Norte, casos de animais infectados já foram registrados na Coreia do Sul, Noruega e Finlândia.
Chamada de Doença Debilitante Crônica, ela pode levar mais de um ano até que o animal comece a desenvolver os sintomas, como perda drástica de peso, perda de coordenação motora e outros sintomas neurológicos. A doença se espalha por secreções, como urina, fezes, saliva e sangue, além do solo e água, é fatal e não existe tratamentos ou vacinas.
O primeiro caso registrado da doença aconteceu no Colorado no fim dos anos 1960, com um veado preso em cativeiro, e depois em 1981, com um veado selvagem. Uma vez que a área é infectada, o risco de infecção continua por um tempo, mesmo depois que os animais portadores da doença morrerem e a área de infecção pode continuar crescendo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Estudantes que vão fazer o Enem entram na reta final de preparação

Conheça as diferenças entre os cordões de autismo

Farmácias passam por fiscalização no outubro rosa

No próximo mês começam a valer as novas regras para a antecipação do saque aniversário do FGTS

Direto de Brasília 17/10/25 - Exposição sergipano congresso
Mais acessadas
Estudo mostra a contaminação da água, ar e alimentos por Micro e Nanoplásticos
Samba de Seu Zé celebra dois anos com edição especial beneficente em Aracaju
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 40 milhões
Eliminatórias do Sescanção acontecerão nos dias 22 e 23 de outubro
Prêmio acumulado de R$ 48 milhões é sorteado pela Mega-Sena
Mais notícias
-
1 semana, 4 dias Guerra em Gaza completa dois anos com novos bombardeios israelenses e busca por cessar-fogo
-
1 semana, 5 dias Três cientistas ganham Nobel de Medicina 2025 por avanços no sistema imunológico
-
2 semanas, 4 dias Trump propõe tarifa de 100% para filmes estrangeiros; medida pode afetar Brasil e América Latina