Internet de todo o mundo pode sofrer apagão nesta segunda

30/09/2015 21h07
Internet de todo o mundo pode sofrer apagão nesta segunda
A8SE

Computadores de todo o mundo podem perder sua conexão com a internet nesta segunda-feira (09). Isso porque a polícia federal dos Estados Unidos determinou: servidores de DNS maliciosos serão desativados.

Estima-se que, em todo mundo, cerca de 300 mil computadores contaminados podem ficar sem acesso à rede. Essa situação se deve ao malware DNS Changer, um software que modifica o provedor de DNS dos PCs infectados e faz com que os sites acessados não sejam os corretos.

De acordo com comunicado da McAfee, os usuários de computadores que tiverem configurações alteradas no DNS de seus servidores, não poderão acessar sites, enviar e-mails ou usar serviços on-line.

Fique atento

Para evitar que seu computador seja infectado é preciso manter as atualizações mais recentes dos programas em dia, assim como não deixar desatualizados os sistemas operativos e antivírus. Evitar ter senhas do banco, e-mail e lojas virtuais no computador é outra medida importante.

Quando movimentações ligadas as finanças são feitas pela internet é sempre bom buscar outros recursos tecnológicos para se prevenir. Por exemplo, você pode pedir ao seu banco que lhe envie uma mensagem de texto no celular cada fez que uma movimentação bancária, via cartão de crédito ou celular for feita. Assim, caso você tenha sido vítima de páginas maliciosas na internet conseguirá descobrir a fraude mais rapidamente.

Entenda

Computadores infectados com o malware DNS Changer podem ser direcionados a páginas falsas durante a navegação. Ou seja, um internauta pode ter sérios problemas ao imaginar que está digitando seus dados na página do seu banco, quando na verdade está fornecendo seus dados a uma página que tem por objetivo roubar suas informações bancárias.

O maior número de computadores afetados está nos Estados Unidos (69 mil), mas ao menos 4 milhões de máquinas em mais de cem países podem ter sido infectadas.

 

Fonte: Infomoney

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: