Soldados tratam estresse pós-traumático com videogame de guerra

30/09/2015 20h34
Soldados tratam estresse pós-traumático com videogame de guerra
A8SE

 

Realidade virtual com intervenção médica ajuda a chegar e tratar o trauma (Foto:BBC Brasil )

Estudo da Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, mostrou resultados significativos ao usar videogames de guerra no tratamento do estresse pós-traumático de soldados.

Um teste em particular revelou que 80% daqueles que completaram o tratamento com este sistema mostraram reduções clinicamente significativas no estresse pós-traumático, ansiedade e sintomas depressivos, segundo o autor do estudo, Alberto Rizzo, do Instituto de Tecnologias Criativas.

Para isso, sua equipe usa aplicativos de realidade virtual em diferentes modalidades do desenvolvimento militar para prevenir e identificar soldados que desenvolveram o transtorno. Com isso, os soldados retornam por imersão em simulações de ambientes que lhe causaram o trauma.

A intensidade emocional das cenas é controlada por médicos em colaboração com os desejos dos pacientes.Isso porque a realidade virtual permite uma experiência multi sensorial e sugestões para o contexto que evoca o trauma, sem depender exclusivamente de o paciente se lembrar de ativá-las e imaginar experiências reais, como exigido na abordagem tradicional, conta Rizzo.

Sua aplicação consiste em uma série de cenários virtuais, em um ambiente de guerra, baseados em relatos dos próprios soldados. Outro ponto positivo apontado pelos pesquisadores informa que o tratamento também oferece melhorias em suas vidas diárias após os primeiros meses de tratamento."A geração atual de jovens militares, tendo crescido com tecnologia de jogos digitais, pode realmente ser mais atraída pela terapia de exposição da realidade virtual".

Fonte:BBC Brasil

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: