Ahmadinejad se diz disposto a participar de debate televisionado com Obama

30/09/2015 19h40
Ahmadinejad se diz disposto a participar de debate televisionado com Obama
A8SE

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, se mostrou hoje disposto a realizar um debate televisionado com o líder americano, Barack Obama, sobre os males que afligem o mundo.

Em entrevista coletiva concedida hoje na sede do palácio da Presidência, o líder ultraconservador anunciou que seu governo está disposto a lançar uma campanha diplomática internacional para combater os sistemas unilaterais e monopolistas e propiciar reformas nas Nações Unidas.

"Já disse isso nos tempos do presidente George W. Bush e volto a repetir hoje. Estamos dispostos a falar sobre as questões internacionais diante da imprensa. Há melhor maneira para solucionar os problemas?", se perguntou Ahmadinejad.

O presidente iraniano confirmou, além disso, que viajará no final de mês a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU.Durante a reunião, fará um discurso, concederá várias coletivas de imprensa e participará de "conferências internacionais".

O líder ultraconservador iraniano assinalou que seu novo governo atuará agora com maior presença no cenário internacional, para demonstrar seu desacordo com os sistemas unilaterais e monopolistas.Neste sentido, Ahmadinejad criticou a política militar de Washington no mundo, em particular na América Latina e na Ásia Central.

Recriminou o investimento de US$ 250 bilhões em projetos militares no Afeganistão e a autorização dada pela Colômbia para operações de tropas americanas com a utilização de tropas militares em seu território.

Ahmadinejad assegurou que a despesa "não melhorou em nada a situação no Afeganistão" e que quem quiser impor uma política bélica na América Latina está condenado ao "fracasso".

Sobre a situação regional, o presidente iraniano disse que seu país tem boas relações com os países árabes vizinhos, que, em sua opinião, não estão preocupados com o programa nuclear iraniano.

Fonte: Folha Online

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: