Vietnã registra 2ª morte do ano por gripe aviária

30/09/2015 19h04
Vietnã registra 2ª morte do ano por gripe aviária
A8SE

Um homem de 32 anos morreu por causa do vírus H5N1 no norte do Vietnã, segunda vítima este ano no país e a sexta em todo o mundo desta variante da gripe aviária.

O homem morreu após duas semanas internado para tentar combater o vírus, informou Nguyen Van Thai, chefe da seção de cuidados intensivos do Instituto de Enfermidades Tropicais de Hanói.

Segundo Thai, o homem foi contaminado ao matar e comer patos que sua família cria em Ninh Binh, a cem quilômetros ao sul de Hanói.

Vietnã registrou na semana passada a primeira morte por causa da gripe aviária em 2009, uma mulher de 23 anos, também oriunda do norte.

Depois da Indonésia, o Vietnã é o país com o pior balanço humano da gripe aviária, com 54 mortos desde seu aparecimento em 2003.

O vírus H5N1 matou ao menos 255 pessoas em todo o mundo desde que uma epidemia da doença estourou na Ásia em 2003. A maioria foi infectado após entrar em contato com aves doentes, segundo a Organização Mundial de Saúde.

Os cientistas estão monitorando o vírus por causa de seu potencial de mutação em vírus que afeta humanos, o que poderia levar a infecção de milhões.

Fonte: Efe

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: