MP confirma medida de segurança nos estádios

Carivaldo Souza disse que a reunião foi satisfatória e os promotores públicos foram conscientes

30/09/2015 19h51
MP confirma medida de segurança nos estádios
A8SE

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), na sede do Ministério Público de Sergipe, mais uma reunião com órgãos públicos e entidades, envolvidas com a segurança nos estádios de Sergipe, visando adotar medidas de segurança para as praças de esportes da capital e do interior, onde serão realizados jogos do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional em 2010.

Os representantes da Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Polícia Militar apresentaram o relatório da visita de inspeção realizada em todas as praças de esporte. Nos laudos constam a situação dessas referidas praças e as medidas que devem ser adotadas, para evitar problemas no futuro.

Uma das preocupações dos dirigentes de futebol era sobre as medidas que seriam adotadas pelo MPE, sobre a questão da segurança nas praças de esportes da capital e do interior. A promotora Euza Missano iniciou a reunião informando que a principio seria tratada a situação dos estádios da capital, pois no interior, caberia a cada promotor público adotar as mediadas pertinentes e legislar sobre as suas comarcas.

Como da capital, apenas o estádio Lourival Batista vai receber jogos do campeonato, a discussão e os debates se voltaram assim, para a nossa principal praça de esportes, o Batistão.

O representante do CREA informou que de acordo com o Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a União, o CREA e o Conselho Federal de Engenharia, há necessidade da emissão de laudo de vistoria, realizado por engenheiro habilitado, indicando a estabilidade estrutural dos estádios.
Como o custo para obtenção desse laudo é muito elevado, o secretário Pimentel e o presidente Carivaldo Souza ficaram de encontrar uma solução mais rápida e menos onerosa para essas entidades.

Pimentel informou que o Estádio Lourival Baptista tem recebido constantes revisões e reparos de manutenção. "Esse tipo de manutenção preventiva é uma forma de garantir estabilidade daquela praça de esportes, que a partir de maio deste ano, entrará em reforma, para ampliação e adequação necessária, para servir como sub-sede da Copa do Mundo de 2014. Parabenizo ao MPE, pelas decisões aqui adotadas,todas elas com responsabilidade e sensibilidade", comentou o secretário.

O presidente Carivaldo disse que a reunião foi satisfatória e os promotores públicos foram conscientes. "Pelo que se deduz dos relatórios dos órgãos de segurança, o Estádio Lourival Baptista não apresenta riscos da atual estrutura, para incolumidade física dos torcedores. No entanto, há problemas que necessitam de reparos sob pena de comprometimento da estrutura da praça esportiva".

Ao final do encontro ficou agendada uma fiscalização final no Batistão, no dia 14 de janeiro de 2010, seguida de reunião, às 10h00, na sala da Secretaria Estadual de Esportes, com a presença da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e PM.

Por outro lado, a Emsurb adotará as providências necessárias no sentido de tornar livre, seguindo laudo da PM, a área do estacionamento do Estádio Lourival Batista, nos portões de acesso, disciplinando área específica para vendedores ambulantes, não permitindo o comércio de bebida alcoólica.
Foram ratificadas decisões de audiências anteriores proibindo a venda de bebida alcoólica, utilização de latas e garrafas nos estádios de futebol, bem como a presença de torcidas organizadas, devendo essas ser coibidas, com base em liminar concedida pelo Judiciário.

A Federação Sergipana de Futebol (FSF) compromete-se fiscalizar a adoção dessas medidas, a não permitir a presença de vendedores ambulantes nas escadas e rampas de acesso ao estádio, dificultando a circulação dos consumidores.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: