Entretenimento

21/11/2019 às 10h53

Grupo Cultural Maracatu ASÉ D’ORÍ realiza oficinas gratuitas em escola pública

Assessoria do evento

Desde 2015 o Grupo Cultural Maracatu Asé D’Orí realiza regularmente oficinas de Maracatu de Baque Virado na cidade de Aracaju, como também em outros estados e até mesmo fora do país. No ano de 2017 e 2019, Bigato Pereira, líder e coordenador do grupo, juntamente com Thalita de Farias, líder e coordenadora do Baque Mulher Aracaju ministraram juntos, uma série de oficinas e cursos de aprimoramento em diversas cidades da Inglaterra.

Agora, de volta à Aracaju e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o grupo realiza uma série de oficinas que irão acontecer até dezembro na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, todos os sábados, às 16h. As oficinas são gratuitas, abertas para os alunos da escola, como também para toda a comunidade.

O grupo de Maracatu Asè D’Ori faz parte do maracatu nação ou também conhecido de baque virado. Este ritmo percussivo que tem origem em Pernambuco foi reconhecido como patrimônio imaterial desde 2014, por representar a expressão da cultura afro-brasileira.

Nascido nos terreiros de candomblé de Pernambuco, os grupos de maracatu de baque virado são agrupados em nações, que tem ligação com os quilombos que lhes dão origem. O grupo sergipano de Maracatu Asè d’Ori é filho da nação Porto Rico, esta fundada em 1916 e atualmente está localizada no bairro do Pina, em Recife.

Oficina Gratuita de Maracatu com Asé D’Orí
Início: 23/11
Horário: 16:00
Endereço: EMEF Juscelino Kubitschek – Rua Coronel J. F Cel. José Figueiredo de Albuquerque, 2289, Coroa do Meio, Aracaju – SE.

Para mais informações, entrar em contato conosco em nossas redes sociais, no Instagram: instagram.com/maracatuasedori e no Facebook: fb.com/asedori


Fonte: Assessoria do evento