Consciência Negra é celebrada na Casa do Acarajé em Aracaju

Por Assessoria do evento 21/11/2019 10h32
Consciência Negra é celebrada na Casa do Acarajé em Aracaju

Quem mora em Aracaju já percebeu que a programação cultural da cidade tem ganhado cada vez mais opções, inclusive no meio da semana. Uma das novidades que tem ganhado o coração da população aracajuana é o Ilê Akará, que significa “Casa do Acarajé” em iorubá. O projeto foi idealizado pelo casal Elis e Raíssa da PARÊA Culinária Artesanal e acontece toda quarta feira, enquanto espaço de convívio e resistência cultural, marcando a força da cultura e ancestralidade negra e sendo ponto de encontro para expressões artísticas como fotografia, dança e música.

value.image

Criado para ser um espaço de resistência, o Ilê Akará traz a força e a raiz do Candomblé para a noite cultural de Aracaju, valorizando as tradições culinárias, a estética, e a musicalidade da população negra do Estado. Já passaram pelo palco do Ilê Akará as cantoras Anne Carol, Joyce Fróes, Jaque Barroso, Deby Lima, Lari Lima, Sambacaitá, Abaô capoeira, banda As Marias, Alex S’antana, Júnior Moziah, DJ Grau, DJ Rafa Aragão e Dj YOH entre outras tantas atrações.

Além do pertencimento étnico-racial, a valorização do protagonismo das mulheres é uma vertente fundamental. Desde a cozinha, passando pelo caixa, pelas atendentes, pela motogirl que faz as entregas, o empreendimento é 100% feminino. E se propõe a ser um espaço contra qualquer tipo de discriminação.

No cardápio, encontramos os tradicionais acarajé e abará - que podem ser encontrados também em versões menores para petiscar com os amigos ou em opções veganas. As meninas também incluíram pasteis fritos no azeite de dendê, uma inovação que já ganhou o paladar dos frequentadores. Para sobremesa, existe sempre uma fatia de bolo e o já conhecido brownie da Parêa, que no Ilê Akará ganhou uma versão com sorvete.

O Ilê Akará funciona há quatro meses, toda quarta feira, a partir das 18h, no Conjunto Beira Mar. Em dezembro entrará em recesso. A reabertura acontece em janeiro com novo endereço, na Atalaia.

Programação

27-11 Encerramento do ano
Sambacaitá e convidadas

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp