Eleições 2018

15/10/2018 às 11h16

Segurança da Urna Eletrônica é tema de audiência no Tribunal Regional Eleitoral

TRE/SE

Na próxima quinta-feira, dia 18 de outubro de 2018, às 9h, o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe – TRE-SE promoverá Audiência Pública que versará sobre os procedimentos de segurança do sistema eletrônico de votação.

O presidente do Tribunal, Des. Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, acompanhará a sessão pública, a qual será conduzida pelo secretário de tecnologia da informação do TRE-SE, José Carvalho Peixoto.

Durante a explanação, serão abordados aspectos importantes do sistema eletrônico de votação. “Apresentaremos um panorama geral referente ao desenvolvimento dos sistemas, assinatura digital (técnica criptográfica usada para garantir a verificação da integridade dos arquivos), transmissão dos votos em rede dedicada, segurança em cascata da urna, entre outros pontos”, explicou Peixoto.

Entre as instituições convidadas a participar da Audiência Pública estão: Partidos Políticos, Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Polícia Militar, Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Sergipe, Polícia Civil entre outros.

A audiência será aberta à sociedade civil como um todo, de modo que analistas de sistemas, programadores, professores universitários e demais interessados também poderão participar da solenidade. O plenário do TRE-SE acomoda 240 pessoas.

Visando a amplificar a publicidade e a transparência do trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral, toda a imprensa sergipana também está convidada.

 


Fonte: TRE/SE