Guardas Municipais de Aracaju reforçarão segurança de locais de votação

Por Agência Aracaju de Notícias 03/10/2018 10h00
Guardas Municipais de Aracaju reforçarão segurança de locais de votação

Assim como em anos anteriores a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), irá reforçar o policiamento de locais de votação, no pleito do próximo dia 7 de outubro. Na manhã desta terça-feira, 2, representantes da corporação passaram por capacitação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A palestra apresentada por Marcelo Gerard, coordenador de Planejamento, Estratégia e Gestão, do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, teve o objetivo de debater a legislação eleitoral, com o propósito de orientar as condutas dos agentes de segurança pública diante do flagrante de crimes eleitorais. "Essa exposição tem o objetivo de transmitir informações sobre crimes eleitorais e as condutas dos agentes de segurança no dia do pleito. A conduta e a atuação da Guarda Municipal em Aracaju será bastante importante para coibir crimes eleitorais, bem como quaisquer tipos de propagandas que venham a ser feitas no dia do pleito. Caberá a ela fazer o policiamento ostensivo de diversos locais de votação, coibindo as condutas criminosas que foram apresentadas aqui como crimes eleitorais e condutas vedadas, além de transmitirem informações sobre as condutas dos eleitores e candidatos à justiça eleitoral no âmbito da segurança pública", destaca o representante do TRE.

Mais de 200 guardiões atuarão no dia da eleição em mais de 80 locais de votação espalhados por toda a cidade, ressaltou o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, o inspetor Fernando Mendonça. "A Guarda Municipal de Aracaju já vem mantendo um diálogo com o TRE para essa grande operação há cerca de três meses. Nosso planejamento operacional está pronto, vamos atuar em 85 escolas de forma fixa, empregando 170 guardiões além de um reforço móvel com viaturas nos entornos desses locais com aproximadamente mais 40 servidores. Esse encontro de hoje foi muito importante para os subinspetores e supervisores da GMA, pois estes, puderam ser orientados a como se comportar e agir no caso de flagrantes e a quem encaminhar os possíveis infratores", destacou o diretor da GMA. 

A expectativa do TRE ao envolver órgãos municipais, estaduais e federais na segurança é ter um pleito tranquilo, principalmente na capital, que agrega quase um terço dos eleitores do estado. "A expectativa é muito grande em relação à tranquilidade em que ocorrem as eleições no estado de Sergipe. Neste ano, estamos utilizando praticamente toda a Polícia Militar, a Guarda Municipal de Aracaju, outras Guardas Municipais do interior, além da Polícia Civil, Bombeiros Militares e o próprio Exército de prontidão. Por conta disso, temos a expectativa de que tudo ocorra de forma muito tranquila e a votação seja garantida ao eleitor, ocorrendo sem pressão, sem propaganda irregular, para que ele possa votar com segurança ao escolher seus candidatos", finaliza Marcelo Gerard.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp