Dez utensílios essenciais para a cozinha

Por Assessoria 05/09/2017 10h59
Dez utensílios essenciais para a cozinha
value.image
Foto: Arquivo Pessoal

A chef Roberta Nascimento indica os itens fundamentais para você equipar o espaço gourmet e preparar pratos deliciosos

Seja por influência dos badalados programas culinários da TV ou pela busca por um estilo de vida mais saudável, de Norte a Sul do país, os brasileiros têm colocado cada vez mais a mão na massa e adicionado pitadas generosas de afeto à comida do dia a dia. Segundo pesquisa da GFK, empresa alemã de estudos de mercado, 38% dos brasileiros consideram-se apaixonados pela cozinha.

Esse apreço pela gastronomia também se reflete no décor do ambiente que, para muitos, é considerado o coração da casa. Transformar a cozinha no local perfeito para reunir amigos e elaborar um cardápio caprichado, requer a aquisição de utensílios que proporcionem praticidade no preparo dos alimentos e confiram um charme todo especial ao espaço. “Em qualquer cozinha gourmet não podem faltar bons acessórios, seja ela amadora ou profissional”, destaca a chef Roberta Nascimento.

Especialista no assunto, Roberta conta que, na hora de fazer uma receita, um bom descascador e um eficiente cortador de verduras são indispensáveis. No topo da lista estão, também, um jogo de facas de qualidade, um espremedor de limão, um bom ralador e uma tábua de corte. “São produtos que facilitam o dia a dia na cozinha e devem estar dispostos de forma organizada no espaço e, claro, ao alcance das mãos do cozinheiro”, complementa Roberta.

A culinarista destaca que, na hora de elaborar o checklist para a cozinha dos sonhos, deve-se atentar para a importância de um bom jogo de panelas – preferencialmente as que têm fundo duplo ou que sejam de cerâmica – e um belo aparelho de jantar. “Quem cozinha quer receber bem os convidados e, para montar uma mesa elegante, uma louça bonita e de bom material é imprescindível”, reitera a especialista.

Dicas de chef

Para dar uma forcinha aos chefs amadores que desejam imprimir um toque gourmet ao ambiente, Roberta destaca que os home centers são uma excelente opção para encontrar todos os itens indispensáveis num só lugar. “São lojas que contam com uma variedade enorme de produtos, marcas e preços, um paraíso para quem está montando uma cozinha nova”, brinca a culinarista.

Em um passeio pelo Home Center Ferreira Costa, a especialista em gastronomia garimpou dez acessórios fundamentais para a cozinha dos sonhos. Confira as dicas!

1.      Panelas de cerâmica – permitem cozinhar com pouca gordura e não deixam resíduos nos alimentos

2.      Jogo de facas – lâminas bem afiadas garantem cortes mais precisos

3.      Tábua de corte – segurança no manuseio dos ingredientes

4.      Espremedor de limão – funcionalidade e rapidez na hora preparar os pratos

5.      Fuê – versátil, o clássico batedor serve para misturar líquidos, cremes e massas, bater ovos e fazer chantilly

6 e 7.    Cortador de legumes e ralador - praticidade para o dia-a-dia

8.      Medidores – precisão para acertar na quantidade dos ingredientes líquidos, sólidos ou pastosos

9.      Porta temperos – pitadas especiais sempre ao alcance das mãos

10.   Aparelho de jantar – beleza na hora de servir

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp