Semana do Jovem Eleitor: Justiça Eleitoral promove ação em todo o país

Por Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe 19/11/2019 11h17
Semana do Jovem Eleitor: Justiça Eleitoral promove ação em todo o país

De 25 a 29 de novembro, a Justiça Eleitoral em todo o país promoverá ações voltadas aos jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições 2020. Com a Semana do Jovem Eleitor, a Justiça Eleitoral busca conscientizar os cidadãos de 16 e 17 anos sobre a importância em participar da escolha de seus representantes políticos.

De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, nessa faixa etária, votar é facultativo. Isto é, mesmo que possuam o título de eleitor, os jovens não são obrigados a votar nem serão penalizados caso faltem no dia da votação. Os futuros eleitores devem saber que o voto deles faz diferença.

Os cartórios eleitorais de todo o país estarão abertos de 25 a 29 de novembro para receber, sem necessidade de agendamento, os jovens que pretendem tirar o título de eleitor.

Cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será responsável por ações independentes nos respectivos estados. Além de palestras sobre o tema, em alguns locais, há a previsão de veículos de atendimento itinerante em escolas de ensino médio para fazer o alistamento eleitoral de alunos.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: