Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo

Por Agência Brasil e SES 18/11/2019 09h22
Começa hoje a segunda fase da vacinação contra o sarampo
SES

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (18) em todo o país. As pessoas, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, são o alvo desta etapa.

De acordo com o último boletim epidemiológico sobre sarampo do Ministério da Saúde, esta faixa etária é a que mais acumula número de casos da doença. Nos últimos 90 dias de surto ativo, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos. O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que um dos motivos é que esse público não tomou a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomou, não voltou para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção.

Para atingir essa faixa etária, o ministério adotou algumas estratégias. Uma delas é a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas três níveis de governo: federal, estadual e municipal.

Sergipe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), informa que as unidades de saúde dos 75 municípios sergipanos estão abastecidas, através da Gerência de Imunização, para a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que começa nesta segunda- feira, 18, e se estenderá até o dia 30 do mesmo mês quando será, também, o dia ‘D’. O público alvo é a população de 20 a 29 anos, que não foi vacinada com as duas doses na infância.

Meta

O estado de Sergipe, conforme informações da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com base nos dados parciais divulgados pelo Departamento de Informática do SUS (DataSUS), do Ministério da Saúde (MS), alcançou a meta de vacinação preconizada para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que aconteceu de 7 a 25 de outubro. Dos 75 municípios sergipanos, 62 ficaram acima dos 95% e 13 estão com os índices de cobertura abaixo desse percentual.

De acordo com a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, não adianta alcançar a meta no mês de outubro e diminuir os esforços em novembro, por exemplo. É necessário manter os índices mês a mês. “Hoje, nossos dados preliminares apontam que Sergipe atingiu a cobertura, está acima de 95% que é o ideal, mas precisa continuar buscando quem ainda não foi vacinado, precisa continuar trabalhando. Se parar a cobertura vai cair”, enfatizou a gerente.

Sintomas

O sarampo é caracterizado por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios. É uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas e, em casos graves, ser fatal. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias. Porém a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e o único meio de prevenção é a vacina tríplice viral que protege, também, contra a rubéola e a caxumba.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: