Anvisa aprova utilização de anticoagulante de uso oral para tratar AVCs

30/09/2015 20h51
Anvisa aprova utilização de anticoagulante de uso oral para tratar AVCs
A8SE

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do anticoagulante de uso oral, a rivaroxabana, na prevenção de doenças como acidentes vasculares cerebrais (AVCs), embolia sistêmica em pacientes com arritmia cardíaca, como a fibrilação atrial, e no tratamento de tromboembolismo venoso (TEV), conhecido como trombose. Uma pesquisa comprovou que o uso do medicamento diminui o risco de recorrência de trombose profunda.

O Brasil é o país com maior número de mortes por derrame cerebral no continente. Segundo dados da Sociedade Internacional de Farmacoeconomia (Ispor), são quase 130 mil casos todos os anos. A fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca que atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros e é uma das principais causas de derrame cerebral, responsável por 20% de todos os casos registrados no país.

O tromboembolismo venoso (TEV), que atinge entre uma e duas pessoas por grupo de mil habitantes no Brasil, compreende os casos de trombose venosa profunda (TVP) e de embolia pulmonar (EP). A doença é caracterizada pela obstrução total ou parcial da veia por um coágulo, que impede o retorno do sangue ao coração da forma correta.

Fonte: Itapoaonline

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: