Brasil

03/12/2011 às 16h45

Remédio pediátrico contra doença de Chagas já pode ser comercializado

Redação Portal A8

O secretário de Ciência, Tecnologia e Produtos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, anunciou nessa sexta-feira (02) que foi liberada a comercialização da versão pediátrica do remédio contra a doença de Chagas produzido pelo laboratório brasileiro Lafepe, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrar o medicamento.

A certificação permitirá a produção e a venda do remédio, criado em parceria com a instituição internacional Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi), a partir da publicação do decreto da Anvisa, em 12 de dezembro. O anúncio de Gadelha foi feito durante a reunião anual da entidade, no Rio de Janeiro. "O Laboratório Farmacêutico Público de Pernambuco (Lafepe) só estava esperando o registro para iniciar a produção, por isso calculamos que o medicamento poderá ser lançado este mês", disse à Agência Efe um funcionário da DNDi.

O acordo do laboratório com a instituição prevê que o benzonidazo será vendido a preço de custo nos países da América do Sul e Central, onde a doença é endêmica e atinge entre oito e 10 milhões de pessoas. O Lafepe é o segundo maior laboratório público do Brasil, e atualmente é o único na América Latina que conta com a tecnologia para produzir o medicamento. Até o momento, não existia um remédio contra a doença de Chagas produzido especificamente para crianças.


Fonte: R7