Agnelo Queiroz é o novo governador do Distrito Federal

30/09/2015 20h18
Agnelo Queiroz é o novo governador do Distrito Federal
A8SE

Agnelo Queiroz (PT) está matematicamente eleito para o Governo do Distrito Federal. Com 81,05% das urnas apuradas, ele está com 66,44% dos votos válidos, enquanto Weslian Roriz tem 33,56%.

Agnelo dos Santos Queiroz Filho nasceu em Itapetinga (BA) em 9 de novembro de 1958, e mora em Brasília há mais de 30 anos. Chegou à cidade como médico-residente do Hospital de Base, logo depois de se formar na Universidade Federal da Bahia. É casado e tem dois filhos.

Em 1990, foi eleito deputado distrital constituinte e, em 1994, elegeu-se para a Câmara dos Deputados. Foi reeleito em 1998 e em 2002. Durante seu mandato parlamentar, destacou-se por ter criado a lei conhecida como Lei Agnelo-Piva, que destina 2% da receita das loterias federais para o esporte olímpico e paraolímpico.

Quando foi eleito para a Câmara dos Deputados pela terceira vez, não chegou a assumir, para comandar o Ministério do Esporte, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em abril de 2006, deixou o Ministério e reassumiu a cadeira na Câmara para candidatar-se ao Senado Federal, mas não se elegeu.

O vice-governador do Distrito Federal será Tadeu Filippelli (PMDB). Ele é engenheiro, natural de Catanduva (SP), e mora em Brasília há 44 anos. Atualmente cumpre seu terceiro mandato de deputado federal e é presidente do PMDB-DF.

 

Fonte: Agência Brasil

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: