Brasil lidera ataques a contas bancárias na internet

Os computadores brasileiros foram o endereço de 36% dos ataques, em seguida vêm China

30/09/2015 19h58
Brasil lidera ataques a contas bancárias na internet
A8SE

Um levantamento feito pela empresa de segurança virtual Kaspersky Lab mostra que, em 2009, o Brasil foi o alvo predileto das ameaças virtuais cujo principal objetivo é roubar dados e senhas bancárias.

De acordo com a empresa, que detectou e analisou cerca de 35 mil ameaças diárias ocorridas em dez países, os computadores brasileiros foram o endereço de 36% dos ataques. Em seguida vêm China, com 21%, e Espanha, com 8%.

Dmitry Bestuzhev, analista de pesquisas globais da Kaspersky Lab para a América Latina, diz que, tecnicamente, as ameaças são conhecidas como trojansbank.

No Brasil, o termo trojan foi traduzido para cavalo de Troia, em referência ao fato de que o usuário permite, sem saber, a instalação da ameaça ao abrir um link ou baixar um aplicativo no computador.

Bestuzhev explica que um dos motivos que fazem do Brasil o destino predileto desse tipo de crime é o país ser também o maior produtor mundial de trojansbank.

- Isso faz com que os ataques domésticos sejam maioria.

Edison Fontes, professor de segurança da informação da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap), afirma que as ameaças podem chegar na forma de mensagens falsas atribuídas a órgãos públicos ou bancos.

- O usuário deve ser frio diante do computador e não executar nenhuma ação pedida na mensagem.

Bruno Rossini, gerente de relações públicas da Symantec, empresa especializada em segurança virtual, conta que a internet é o ambiente mais agressivo em que uma pessoa pode estar.

- Há uma tentativa de crime a cada quarto de segundo.

Segundo ele, há decisões judiciais que isentam o banco de ressarcir o cliente em caso de comprovação de roubo de dados de clientes que acessaram links falsos ou tiveram o acesso a um endereço correto redirecionado para página falsa como consequência de uso de máquina contaminada

Fonte: R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: