Carros virão com equipamento antifurto a partir de julho

30/09/2015 19h53
Carros virão com equipamento antifurto a partir de julho
A8SE

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) divulgou nesta segunda-feira (1) no DOU (Diário Oficial da União) o cronograma para instalação de equipamento obrigatório antifurto nos veículos nacionais e importados.

De acordo com o calendário, que consta na Deliberação nº 90, no caso de automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, o calendário começa em 1º de julho, quando 20% da produção total destinada ao mercado interno deverá ter o equipamento. A partir de 1º de dezembro deste ano, ele deverá estar em todos os veículos novos disponíveis para a venda.

No caso dos ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos, o calendário começa em 1º de agosto, quando 15% dos veículos destinados ao mercado interno deverão conter o equipamento, e também termina em 1º de dezembro.

Fiscalização

Em maio do ano passado, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) publicou portaria no Diário Oficial da União estabelecendo normas e procedimentos para os órgãos que certificarão a qualidade dos equipamentos antifurto, cuja instalação será obrigatória.

Segundo o órgão, as regras têm o objetivo de assegurar que os produtos, processos e serviços sejam comercializados e executados de acordo com os regulamentos, já que estabelecem requisitos mínimos de qualidade e conhecimento técnico que os OCDs (Organismos de Certificação Designados) deverão ter para acompanhar o cumprimento da Resolução.

Para comercializar e implantar o sistema, os Organismos de Certificação Designados deverão ser certificadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Fonte: Infomoney

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: