Determinar local de compra do material escolar é abusivo

Com a lista do material escolar em mãos, os pais devem se preparar para "bater perna" na pesquisa pelos melhores preços. Algunas escolas, porém, determinam que certos itens ou os livros didáticos sejam comprados no próprio estabelecimento ou em lojas determinadas.
A prática, segundo o Procon-SP, é abusiva, pois impede que o consumidor pesquisa preços e compare marcas e estabelecimentos em busca da melhor oferta e custo/benefício.
Outra dica para economizar é comprar o material escolar ainda em janeiro. Isso contribui para evitar o estresse das longas filas, lojas cheias e, principalmente, os preços mais altos. A recomendação é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que aponta a antecipação da compra dos materiais como principal lição para os pais que desejam economizar.
O Simpa-SP (Sindicado do Comércio Varejista de Material de Escritório e Papelaria de São Paulo e Região) acredita que os preços do material escolar devam ficar até 6,5% mais caros neste ano, se os varejistas repassarem o valor estimado da inflação para o período.
O governo analisa anunciar um pacote de redução da alíquota dos impostos incidentes sobre alguns dos produtos utilizados na escola. Caso haja desoneração via Medida Provisória, pode haver uma significativa redução de preços para o consumidor.
Antes de sair de casa
Antes de sair às compras, verifique os itens que seu filho usou no ano passado. Os que estiverem em bom estado podem ser reutilizados, aconselha o Idec. Estojo, tesoura e dicionário, por exemplo, normalmente duram bastante.
Para gastar menos com o item que mais pesa no orçamento, os livros didáticos, a recomendação do Idec é tentar comprar diretamente da editora.
O Procon também lembra que algumas lojas oferecem descontos para compras em grandes quantidades. "Portanto, sempre que possível, reúna um grupo de pais e discuta sobre essa possibilidade com os estabelecimentos", afirma o órgão. A compra em lojas de atacado também costumam sair mais baratas.
Fonte: Infomoney
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar

Agência reguladora dos EUA acaba de aprovar o primeiro medicamento para tratar a depressão pós-parto
Mais acessadas
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Duplicação e requalificação da ponte sobre o Rio do Sal é anunciada
Nova Tarifa Social de Energia Elétrica já está valendo; Saiba quem tem direito
Prouni 2025: Incrições encerram nesta sexta-feira (4)
Vistoria descarta riscos iminentes em ponte de Pirambu
Mais notícias
-
8 horas, 10 minutos Nova Tarifa Social de Energia Elétrica já está valendo; Saiba quem tem direito
-
11 horas, 18 minutos Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
-
2 dias, 6 horas SUS passará a oferecer Implante Contraceptivo Hormonal; Saiba quais contraceptivos já estão disponíveis