Governo já cogita voltar atrás e pagar restituição do IR

30/09/2015 19h43
Governo já cogita voltar atrás e pagar restituição do IR
A8SE

O governo já discute voltar atrás e pagar as restituições de Imposto de Renda Pessoa Física deste ano. A ideia é ampliar o valor dos dois últimos lotes de restituição, previstos para novembro e dezembro, e não mais adiar o pagamento como havia sido dito.

Dois superlotes evitariam que as devoluções do imposto pago a mais em 2008 sejam feitas apenas em 2010. A exceção ficaria para quem foi retido na malha fina por causa de algum problema na declaração.

A economia gerada até agora pelo adiamento da devolução do IR seria de R$ 1,5 bilhão, apurou a Agência Estado. O valor, então, não seria tão significativo a ponto de compensar o desgaste político que a manobra causou ao governo.

A decisão de retardar as restituições atinge a classe média, considerada eleitoralmente sensível ao noticiário e que ajuda a formar opinião de outros eleitores. Faltando um ano para as eleições, o governo não quer provocar a ira de quem vai às urnas. Por isso, segundo uma fonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou insatisfeito com a decisão da Fazenda.

 

Fonte: R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: