Brasil

09/10/2009 às 08h34

Vizinhos querem batizar avenida com nome de Eloá

Redação Portal A8

Quase um ano após a estudante Eloá Pimentel ter sido morta pelo ex-namorado, vizinhos de onde ela morava querem lhe fazer uma homenagem. Moradores do Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo), pretendem batizar uma avenida próxima ao conjunto habitacional em que a tragédia aconteceu

Eloá vira nome de rua (Foto;R7)
com o nome de Eloá. A adolescente morreu em 17 de outubro do ano passado após ficar por cerca de cem horas presa em sua própria casa (em cárcere privado) e receber um tiro do auxiliar de produção Lindemberg Alves Fernandes. Ele está preso e irá a júri popular pelo crime.

Lourdes Gomes, que produz becas para formaturas e conheceu a mãe de Eloá na igreja que frequenta, procurou a Câmara Municipal da cidade para saber se poderia colocar placas com o nome "Avenida Eloá, Jardim Santo André" em postes da rua. Um assessor de um dos vereadores disse que ela poderia fazer isso, se a mãe da garota, Ana Cristina Pimentel, permitisse.

Antes mesmo de avisar Ana Cristina e pedir a autorização dela, Lourdes foi até a gráfica de um amigo e pediu que ele pintasse placas em plástico azul com letras brancas, parecidas com as usada para identificar ruas. Para isso, pagou R$ 21. A reportagem perguntou qual foi o motivo de, na placa, o nome de Eloá ter "h" no final, e ela disse que a letra seria retirada. Lourdes afirma ter o apoio de outros vizinhos.

- Aqui eu recebo cartas dizendo que moro na avenida 1 e outras dizendo que eu moro na avenida 2. Como ninguém resolve o nome certo, achamos por bem homenagear a menina.

Lourdes já tentou se eleger vereadora pelo DEM em Santo André. Ela afirmou não saber se irá disputar as eleições de 2010, mas que, se isso acontecer, não pretende usar a homenagem a Eloá em uma possível campanha.