Depois de período em queda inflação do aluguel volta a subir

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), após seis meses seguidos de deflação, voltou a registrar inflação em setembro. De acordo com dados divulgados hoje (29) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o índice registrou alta de 0,42% em setembro, revertendo a queda de 0,36% verificada em agosto. O IGP-M é usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel. No período de 12 meses fechado em setembro, o índice acumula deflação de 0,40% e no ano, de 1,61%.
Os técnicos da FGV destacam que o resultado de setembro foi puxado pelos preços no atacado, porém o custo dos alimentos também contribuiu para a alta. O Índice de Preços por Atacado (IPA), por exemplo, avançou de uma deflação de 0,61%, em agosto, para uma inflação de 0,53% em setembro.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), outro componente do IGP-M, registrou inflação de 0,28% em setembro, ante 0,16% em agosto. Quatro das sete classes de despesa do IPC tiveram variação. A inflação no grupo alimentação foi de 0,57% em setembro, ante variação nula no mês anterior.
Segundo a FGV, as hortaliças e os legumes, que tinham registrado deflação de 1,01% em agosto, subiram 5,07% em setembro. A carne bovina teve variação de 0,72% este mês, revertendo deflação de 0,57% registrada em agosto. A inflação das frutas avançou de 5,03% em agosto para 8,97% em setembro.
Terceiro componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) passou de 0,01% para 0,07%.
Fonte: Agência Brasil
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Polícia Científica potencializa perícias para crimes de violência contra a pessoa idosa

Segue internada no HUSE criança que sofreu choque elétrico em Socorro

Ambulantes do centro de Aracaju serão realocados para outras áreas

Polícia Civil investiga caso de atletas envolvidos por falsa identificação no Sergipão
