Salgueiro é a escola campeã do Carnaval 2009 do Rio

30/09/2015 19h04
Salgueiro é a escola campeã do Carnaval 2009 do Rio
A8SE

Com enredo sobre a origem do tambor, o Salgueiro venceu na tarde desta quarta-feira (25) o Carnaval carioca, com 399 pontos. Em segundo lugar ficou a Beija-Flor, com um ponto atrás da campeã. Na seqüência vieram Portela, Vila Isabel e Grande Rio.

Nos quesitos alegoria e adereços, fantasias, samba-enredo e comissão de frente, o Salgueiro somou o máximo de notas 10. A vice-campeã Beija-Flor, que em 2008 havia vencido o Carnaval do Rio, somou o máximos de notas 10 em fantasias, samba-enredo -- o da escola abordou a origem do banho -- e conjunto.

A Império Serrano, com 390,70 pontos, cai para o Grupo de Acesso. A escola havia subido para o Grupo Especial neste Carnaval. Na avenida, a Império resgatou samba-enredo de 1976, cantando o fascínio do homem pelo mar.

Única escola penalizada, a Porto da Pedra -- que ficou em 10º lugar -- perdeu 0,1 ponto devido a um problema no carro abre-alas.


O desfile da campeã

A batida do tambor foi homenageada no desfile do Salgueiro, que apresentou um enredo que empolgou o público na Sapucaí. Além da importância do instrumento no samba, o desfile mostrou batuques usados em festas, músicas e rituais de diferentes povos -- fazendo diversas referência em especial aos povos africanos.

Na comissão de frente, homens com o instrumento nas mãos dançaram ao lado de um tambor gigante. O abre-alas apresentou grandes tambores em vermelho e branco, cores oficiais da escola, girando no topo. Bem iluminado, o carro mostrava acrobacias do grupo Intrépida Trupe sobre uma cama elástica.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: