Gestão e Produtividade

Colunista: Alércio Bressano

Especialista em formação de Líderes para Alta Performance nos Negócios e na Vida com mais de 24 anos de experiência. Sua missão é contribuir com o fim do estresse no mundo através de métodos de gestão e produtividade que proporcionam mais realizações e felicidade.

O que é Gestão e Produtividade?

04/05/2023

A partir de hoje, formalmente inauguro mais esse canal de comunicação e interação com você, líder, que deseja gerir melhor sua carreira, sua empresa/equipe e sua vida, alcançando mais realizações com alta performance e leveza. Seja muito bem vindo, seja muito bem vinda! Eu sou o Alércio Bressano e me dedico a esses assuntos há mais de 24 anos. Como ter um trabalho e uma vida com mais realizações, felicidade e com menos estresse e preocupações? Vamos discutir bastante sobre esses desafios por aqui.

E o que falar nesse momento inicial? Pensei muito e decidi falar sobre o título da nossa coluna: Gestão e Produtividade. Mas o que é gestão? E o que é produtividade? Vamos falar um pouco mais e desmistificar esses assuntos?

1) O que é GESTÃO?

Segundo o dicionário Michaelis, gestão significa "o ato de gerir ou administrar". Você já geriu ou administrou algo? O 1o passo para que possamos gerir algo é ter alguma INCOMODAÇÃO ou desconforto! Se tudo na sua carreira profissional vai bem, se tudo na sua empresa e na sua equipe está sob controle e se tudo na sua vida corre perfeitamente bem, você vai pensar em gerir, em gerenciar? Claro que não, certo?

Mas quando algo não vai bem, quando algo te incomoda e te deixa desconfortável, faz sentido pensar em alguma mudança? Com certeza!

Tendo clareza do que precisa ser mudado, partimos para a próxima fase: definir onde você quer ir. O que te faz feliz hoje? O que te deixaria realizado(a) profissionalmente e pessoalmente? É fundamental exercer uma importante habilidade: a de PLANEJAMENTO. É preciso planejar, definir um caminho a ser seguido rumo ao destino que você almeja. "Ah, Alércio! Mas eu já planejei tanto e nada sai como o previsto!". E quem te disse que tudo vai sair conforme o planejado? É por isso que, além de planejar, você precisa executar mais um passo importante: a GESTÃO! É preciso gerir, gerenciar, monitorar a execução para que você possa saber quando está no caminho certo, saber quando está no caminho errado e ajustar a rota ou até mesmo reajustar toda a rota e o plano quando surgir um novo caminho que faça sentido pra você. Sem ter um planejamento, você fica sem direção, sem rumo. Como eu costumo falar sobre a "filosofia do pagodeiro". Você segue-a? Se pra você qualquer caminho não serve, então pare agora se seguir a filosofia do "deixe a vida me levar, vida leva eu". Mas se pra você tudo bem qualquer caminho, sem problemas. Siga a filosofia do pagodeiro e seja feliz. Isso é o mais importante!

Aqui vamos discutir e debater, ao longo dessa jornada, os desafios na GESTÃO de temas relacionados à liderança nos estudos (ao autodesenvolvimento, à filosofia do life long learning), à liderança na carreira profissional (como ser um profissional acima da média), à liderança de equipes nas empresas (desafio de gerir pessoas no ambiente corporativo) e à liderança na vida (como ter uma vida com mais equilíbrio e bem-estar nesse mundo caótico e acelerado que vivemos). Se esses temas te interessam, você está no lugar certo!

E a produtividade? Vamos falar sobre ela?

2) O que é a PRODUTIVIDADE?

Voltando ao dicionário Michaelis, encontramos sobre o termo produtividade o conceito de "qualidade ou condição do que é produtivo; potencial para produzir; quantidade produzida de determinado item". O que você deseja produzir? Gostaria de ler um livro até o final? Gostaria de trabalhar na empresa dos seus sonhos? Gostaria de empreender e abrir o seu negócio? Gostaria de liderar uma equipe? Gostaria de sair do sedentarismo? Gostaria de ter tempo de qualidade com as pessoas que ama? Gostaria de desacelerar, meditar e fazer um trabalho social? Tudo isso é produção, tudo isso é uma forma de produzir, concorda?

"Mas, Alércio! Eu não dou conta de tudo! É muita coisa pra fazer!". Pois é! Seja bem vindo(a) à vida! São muitos os desafios. Mas que tal produzir tudo isso com menos esforço, menos desgaste, menos estresse e mais leveza, de forma saudável e sustentável? Isso é a produtividade! Ser produtivo(a) não significa trabalhar mais, ficar até tarde na empresa, virar a madrugada estudando ou cumprindo alguma meta pessoal. Produtividade é sobre dormir bem, sobre se exercitar, sobre estudar, sobre trabalhar, sobre ter tempo de qualidade com quem ama, sobre voluntariar e fazer um trabalho social, sobre ter um tempo para observar e estar presente. E como produzir e fazer tudo isso de forma leve e feliz?

Há mais de 2 décadas eu me dedico a estudar sobre como praticar planejamento e gestão em tudo o que faço e como ser mais produtivo e feliz no trabalho e na vida. Gestão e Produtividade é sobre realização profissional e pessoal, é sobre conquistas, mas também é muito mais sobre jornada, sobre leveza, sobre estar feliz agora e curtir o presente, que é o nosso maior presente.

Vamos fazer essa viagem juntos em busca de mais gestão e produtividade no nosso trabalho e na nossa vida? Sejam bem-vindos!

Por Alércio Bressano

p.s.: o nosso artigo inaugural foi de boas vindas e não passei nenhuma tarefa. Em breve isso será muito comum! Porque eu acredito que a gente só muda praticando, errando, praticando... Mas se você já quer uma tarefa, sem problemas. Comece lendo esse artigo que falo sobre a filosofia e a mentalidade de tudo que veremos por aqui. Se você deu esse passo de ler esse material, meus parabéns pelo seu comprometimento. Já é um ótimo primeiro passo! http://lp.alerciobressano.com.br/artigomanifesto. Mas é apenas o primeiro passo! E começar é fácil! Difícil é chegar até o final! Vamos ver se você continua por aqui acompanhando até o final. Vou te ajudar!