Gestão e Produtividade

Colunista: Alércio Bressano

Especialista em formação de Líderes para Alta Performance nos Negócios e na Vida com mais de 24 anos de experiência. Sua missão é contribuir com o fim do estresse no mundo através de métodos de gestão e produtividade que proporcionam mais realizações e felicidade.

A vida é uma VIAGEM: quando você vai parar de viajar sem destino?

12/07/2023

No mês passado visitei uma amiga e tivemos um papo de HORAS... E sobre o que falamos? Sobre os grandes dilemas da vida... Ela já passou dos 50 de idade e passa atualmente por um grande desafio: há alguns anos desempregada e sobrevivendo de alguns "bicos". Mas eu não conseguia entender o motivo daquilo tudo... E sabe o porquê eu não entendia? Vou te explicar...

Só para você ter uma ideia, ela tem mais de 30 anos de carreira e uma larga experiência profissional como administradora e gestora. Como uma pessoa com toda essa experiência poderia estar fora do mercado? Eu não conseguia entender. E ela me falava dos obstáculos de conseguir uma recolocação profissional com essa idade, os preconceitos e julgamentos, enfim. Interessante que eu sempre achei que os anos de experiência contariam a favor do profissional, tornaria o profissional mais valioso, mas isso nem sempre é o que ocorre na realidade...

Esse até poderia ser um tema de um próximo texto. Será que você tem muitos anos de experiência e sofre esse etarismo? Comente que poderemos debater sobre isso em breve.

Mas conversa vai, conversa vem, ela me falando de suas experiências, tanto profissionais quanto pessoais, de como é viver uma vida sozinha, com poucos familiares por perto, e também das suas dificuldades de enfrentar essa vida instável... E eu percebia nela uma grande desmotivação, uma falta de vontade de seguir em frente e de ainda construir grandes conquistas... E isso me deixou muito, mas muito inquieto! Eu não conseguia entender como uma mulher tão rica de experiências poderia estar naquela situação.

Daí eu fiz uma pergunta simples a ela: "qual é o seu grande sonho hoje? Onde você quer chegar? O que você ainda almeja conquistar na vida?". Ela parou, olhou pra mim, respirou fundo, o olhar pairou perdido, tentando buscar uma resposta e, ao final, ela me respondeu: "não sei!". BINGO! Eu sabia que tinha algo por trás disso tudo! E pedi a ela pra fazer uma tarefa: "pense sobre isso e construa esse objetivo, esse algo a atingir, esse destino a alcançar! E mais: não esqueça de refletir sobre o que te faz feliz AGORA! Lembre-se que a felicidade não está nas conquistas, mas está na jornada!" (e isso é a ciência da felicidade que fala, não eu). Ela se comprometeu em fazer esse exercício.

Por trás de toda desmotivação, falta de ânimo e força de vontade para trabalhar e viver, existe sempre uma falta de DESTINO e de JORNADA, uma falta de clareza sobre onde se quer chegar, o que se quer atingir, o que te faz feliz hoje... As pessoas se conhecem pouco, as pessoas tem poucas reuniões com elas mesmas para se perguntar e buscar respostas. Será que você tem passado por isso? Será que está faltando para você mais garra (paixão e perseverança) na busca pelos seus objetivos e está faltando vontade de viver? Se você ainda está aqui nesse plano, sua missão não acabou! Então trate de refletir sobre isso e buscar respostas.

Numa das minhas principais pesquisas científicas, eu conclui que esse é o primeiro passo na busca por uma vida com mais realizações e felicidade. Quer saber mais dessa pesquisa, baixe aqui https://lp.alerciobressano.com.br/artigomanifesto e reserve 40 minutos do seu dia (não mais do que isso) para ler, fazer suas anotações e refletir sobre sua carreira profissional e sua vida! Essa mudança só cabe a você! Não adie! Não procrastine! Leia esse material e defina agora uma mudança em sua vida... Te desejo o melhor! Não aceite menos do que isso! Você merece!

Por Alércio Bressano