Economia e Inovação

Por: Sudanês B. Pereira

Economista, com formação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia (desenvolvimento regional) e Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Experiências no setor governamental (municipal e estadual), setor privado (Associação Comercial Empresarial de Sergipe - ACESE e Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo - Fecomércio), foi professora substituta no Departamento de Economia na UFS, pesquisadora e uma das fundadoras do Núcleo de Propriedade Intelectual, hoje Cintec-UFS.

Mercado Mundial de Games deve gerar mais de US$ 200 bilhões

21/07/2022
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Antes de apresentar os indicadores do mercado de games no mundo e no Brasil, é importante entendermos onde esse segmento da economia está localizado e sua importância na geração de emprego, renda e conhecimento.

Segundo a Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), a economia criativa é um “conjunto de atividades econômicas baseadas no conhecimento com uma dimensão de desenvolvimento e ligações transversais a níveis macro e micro à economia global”.

De forma simples, a economia criativa é aquela que coloca a criatividade como fator central para definir o valor de produtos e serviços. No centro da economia criativa, localizam-se as indústrias criativas, e estas se posicionam no cruzamento entre os setores artísticos, de serviços e industriais; constituindo um novo setor dinâmico no comércio mundial. Ver a figura abaixo ilustra de forma clara a classificação das indústrias criativas pela Unctad.

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Fig. 1. Classificação da UNCTAD para as Indústrias Criativas

Os jogos, em especial os jogos digitais, estão conectados com a criatividade e a tecnologia. A produção de um game envolve várias etapas, pessoas qualificadas - profissionais da tecnologia estão envolvidos na sua criação e desenvolvimento, estudos, pesquisas, experimentação, entre outros aspectos. Os jogos/games, portanto, fazem parte da indústria criativa.

De acordo com o painel de dados do Observatório Itaú Cultural, no Brasil, a economia criativa teve um aumento real do nível de emprego observado no 1º trimestre de 2022. Entre o 1º trimestre de 2020 e o 1º trimestre de 2022, o emprego na economia criativa aumentou 8%, criando 570 mil postos de trabalho. Os trabalhadores especializados criativos de tecnologia da informação, foram responsáveis pela variação positiva de cerca de 260 mil postos (46% do total na Economia Criativa).

Segundo a Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD), dado o significativo tamanho do mercado de jogos, ele pode ser dividido em seis segmentos inter-relacionados: Financeiro e Publicador, Produção e Talento, Produção e Ferramental, Distribuição (ou Publishing), Hardware e, por fim, Usuário Final. A função de cada segmento de acordo com a ECDD é a seguinte:

Financeiro e Publicador: Neste primeiro setor, estão as empresas que financiarão e publicarão um jogo. Elas contratam outras empresas para desenvolvê-lo e para lidar com o licenciamento do produto. A contratada é parte do segundo setor, Produção e Talento.

Produção e Talento: Aqui ocorre o desenvolvimento do jogo em si, e é onde se encontra os programadores, artistas, designers etc. Durante esse processo de criação, os profissionais se utilizam de diversas ferramentas, como engines, softwares de edição e programas de gerenciamento de produção.

Produção e Ferramental: Nesse setor estão as empresas responsáveis pelas ferramentas que o setor de Produção e Talento utiliza.

Distribuição: Aqui estão as empresas responsáveis pela distribuição dos jogos. Nele estão incluídos todos os negócios, sejam digitais - empresas como Steam ou ClickJogos - ou físicos - pequenas lojas locais.

Hardware: Esse setor é também chamado de Plataforma, pois estão as empresas responsáveis não só por plataformas, como computadores ou consoles, mas também são responsáveis por uma infraestrutura geral, como sites de streaming ou máquinas virtuais.

Usuário final: por fim, temos o próprio jogador, o Usuário Final, que é o foco do mercado de jogos.

O Mercado Global de Jogos

O mercado mundial de jogos é rico, criativo e diverso. Segundo a Newzoo Games Market Data, as receitas do mercado de jogos passarão de US$ 200 bilhões pela primeira vez em 2022. A informação está no relatório Global Games Market Report.

Os números globais de jogadores também crescem, devendo chegar a 3,09 bilhões de jogadores ao final do ano. Com isso, a receita de jogos em 2022 deverá chegar a US$ 203,1 bilhões, um record segundo a Newzoo. As projeções para 2024 apontam para uma receita de US$ 222,6 bilhões. É importante esclarecer que esses valores dizem respeito a gastos do consumidor. Ver o gráfico abaixo.

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Gráfico 1. Mercado Global de Jogos e Previsão para 2024 (em US$ bi)

As Receitas de Jogos Por Região

Segundo os dados da Newzoo, 50% de todos os gastos dos consumidores com jogos em 2022 virão dos EUA e da China. Em termos de receita de jogos por meio de gastos do consumidor, os EUA (US$ 50,5 bilhões) deverão gerar receita ligeiramente superior à China (US$ 50,2 bilhões).

Os especialistas dizem que essa liderança dos EUA se deve, em parte, a uma política do governo chinês, que vem reprimindo os jogos no país, limitando o lançamento de novos jogos e o tempo gasto com jogos pelos jovens. O mercado chinês certamente sofrerá o impacto dessa pressão regulatória.

No entanto, como pode ser visto no gráfico abaixo, a Ásia-Pacífico continua sendo a maior região em receitas de jogos. Porém, as regiões emergentes são os únicos lugares que apresentam crescimento de dois dígitos - América Latina 10%, Oriente Médio e África 12,9%. As regiões mais maduras da Europa e América do Norte, também apresentam forte crescimento, segundo a Newzoo, graças ao desempenho de jogos via PC na Europa e do console na América do Norte. Ver o gráfico 2.

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Gráfico 2. Mercado Global de Jogos - Receita por Região 2022

O Mercado Global de Jogos por Segmento

De acordo com o relatório da Newzoo, este ano a receita anual de jogos para celular ultrapassará a marca de 100 bilhões de dólares pela primeira vez, com previsão de crescimento de 5,1%, alcançando a marca de US$ 103,5 bilhões, representarão 51% do mercado global.

Segundo o relatório, os mercados emergentes da América Latina e do Sudeste Asiático serão os maiores contribuintes para o crescimento de jogos de celular em 2022, tendo em vista: o aumento do acesso a jogos e dispositivos via smartphone, a melhoria da infraestrutura e a internet móvel, e as opções de pagamento - mais fáceis e acessíveis.

Os jogos para smartphones deverão gerar uma receita de US$ 91,4 bilhões este ano, já a previsão de receita para os jogos de console é de US$ 58,6 bilhões. Apesar das restrições da cadeia de suprimentos, o relatório da Newzoo considera que o Console será o principal motor de crescimento do mercado de jogos em 2022. Já os jogos para PC via download, deverão alcançar receita de US$ 38,7 bilhões em 2022, impulsionadas principalmente pelos maiores mercados do Ocidente e mercados emergentes. Ver o gráfico 3 com a previsão de receitas para o mercado global de games por segmento.

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Gráfico 3. Mercado Global de Jogos por Segmento (2022)

O Mercado de Games no Brasil

A Pesquisa Game Brasil 2022 (PGB 22) realizada pela Sioux Group e Go Gamers em fevereiro deste ano, com a participação de 13.051 pessoas entrevistadas no Brasil em 26 estados e no Distrito Federal, revelou que quase a metade dos jogadores brasileiros (48,3%) disseram que a plataforma preferida para jogar é o smartphone. Além do smartphone, os jogadores também utilizam outras plataformas:

20% preferem o videogame (console)

15,5% o computador

7,8% preferem o notebook

3,2% a smart TV

2,6% videogame portátil

2% tablet

0,7% outros dispositivos.

Outras informações relevantes foram captadas pela pesquisa. Dos mais de 13 mil participantes da PGB 22, 74,5% afirmaram ter o hábito de jogar jogos eletrônicos. As mulheres representam 51% dos jogadores nacionais.

A maior parte dos brasileiros (72,2%) jogaram mais durante o período de isolamento social. Cerca de 63,8% dos entrevistados já ouviram falar em metaverso.

Comentários Finais

O mercado de jogos digitais no país é promissor, mas é importante promover acesso a financiamento que possibilite o crescimento das empresas e da competitividade internacional delas. É possível desenvolver uma indústria brasileira de jogos digitais que seja competitiva e inovadora.

Os estudos apontam que a tendência futura é de que o crescimento da indústria criativa permaneça acima do crescimento mundial, e o Brasil demonstra potencial ainda maior, tendo em vista a dimensão do mercado doméstico, a criatividade para geração de novos produtos, conteúdos e serviços, além da riqueza cultural brasileira, um dos mais importantes insumos de nossos produtos e serviços.

Excelente semana!