Economia e Inovação

Por: Sudanês B. Pereira

Economista, com formação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia (desenvolvimento regional) e Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Experiências no setor governamental (municipal e estadual), setor privado (Associação Comercial Empresarial de Sergipe - ACESE e Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo - Fecomércio), foi professora substituta no Departamento de Economia na UFS, pesquisadora e uma das fundadoras do Núcleo de Propriedade Intelectual, hoje Cintec-UFS.

Empregos sociais e verdes para construir economias inclusivas e sustentáveis

17/03/2023
Imagem de rawpixel.com no Freepik

Proporcionar uma economia socialmente inclusiva e ambientalmente sustentável é uma meta política fundamental para muitos países. O paper/relatório do Fórum Econômico Mundial (WEF), lançado em janeiro deste ano, explora o papel que os empregos sociais e verdes podem desempenhar ao enfrentar esses dois desafios. Especificamente, o "Jobs of Tomorrow: Social and Green Jobs for Building Inclusive and Sustainable Economies", procura quantificar a necessidade de empregos sociais e verdes em 10 países até 2030 para atender às ambições ambientais e de inclusão.

Para o Fórum, os empregos sociais são definidos como ocupações-chave dentro de três setores sociais fundamentais - educação, saúde e atenção e cuidados - e cruciais para a inclusão e a mobilidade social. Os empregos verdes, definidos como papéis que requerem “habilidades verdes” específicas para serem executados, são cruciais para possibilitar uma transição para uma economia mais sustentável. São empregos que representam experiência necessária ou talento importante para permitir a sustentabilidade ambiental. Essas habilidades verdes se enquadram amplamente nas seguintes categorias: agricultura sustentável, arquitetura e construção verdes, política e análise ambiental, energia limpa, eficiência energética, mudança climática, conservação da natureza, ecologia e gerenciamento de recursos.

Segundo o paper, os empregos sociais representam 11% da força de trabalho total nos 10 países pesquisados [Austrália, Brasil, China, Alemanha, Índia, Japão, África do Sul, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos]. Para cumprir as metas de inclusão e mobilidade social, esses países precisarão de mais 64 milhões de empregos sociais – um aumento de 37%. As principais conclusões do paper seguem abaixo.

- O relatório mostrou que a necessidade não atendida de empregos é maior no setor de saúde, que requer 33 milhões de empregos adicionais. No entanto, os setores de educação (21 milhões) e cuidados (10 milhões) também têm necessidades não atendidas significativas. Ver o gráfico 1.

value.image
Gráfico 1. Necessidade agregada não atendida de empregos sociais por setor (para todos os 10 países estudados)

- As ocupações com maior necessidade não atendida são trabalhadores de cuidados pessoais em serviços de saúde (18 milhões), trabalhadores de creches, auxiliares de professores e professores da primeira infância (12 milhões) e professores de educação primária e secundária (9 milhões).

- Em nível de país, a necessidade não atendida da África do Sul é a maior, exigindo mais empregos sociais do que atualmente. Em seguida, Brasil e a Espanha, que têm a maior necessidade não atendida, com aumentos de 80 a 90% necessários.

Os trabalhos sociais considerados no relatório do WEF podem ser vistos na figura abaixo:

value.image
Jobs of Tomorow - Trabalhos Sociais

Já a força de trabalho verde é muito menor. Segundo o paper, ela representa apenas 1% do emprego total nos 10 países. Para atingir os objetivos ambientais, esses países precisam de mais de 12 milhões, ou 66%, de empregos verdes. Para cumprir as metas do Acordo de Paris - uma promessa de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC e buscar esforços para limitar a 1,5ºC8 - uma força de trabalho com habilidades ecológicas será essencial. As principais conclusões seguem abaixo.

- O setor agrícola e florestal tem a maior necessidade não atendida (11 milhões). Os setores de infraestrutura (480.000), governo (160.000) e energia (50.000) também têm necessidades não atendidas significativas. Ver o gráfico 2.

value.image
Gráfico 2. Necessidade não atendida de empregos verdes em setores selecionados

- Embora os trabalhadores agrícolas, florestais e pesqueiros formem a ocupação com a maior necessidade não atendida, os cargos de construção ambiental (80.000) e engenheiros ambientais, civis e químicos (70.000) também têm necessidades não atendidas significativas.

- África do Sul, China, Reino Unido e Brasil têm a maior necessidade não atendida de empregos verdes; no entanto, todos os países precisarão aumentar sua força de trabalho verde para atender aos objetivos ambientais.

O Fórum Econômico Mundial também estima que 40% dos trabalhadores atuais precisarão se requalificar para ocupar os empregos verdes do futuro.

Os empregos verdes considerados no relatório podem ser vistos na figura abaixo.

value.image
Jobs of Tomorow - Empregos Verdes

Esse trabalho do WEF é muito importante e pode servir de farol para líderes governamentais e empresariais. Nesse sentido, os líderes precisam investir mais na criação de empregos que satisfaçam a necessidade não atendida de empregos sociais e verdes. Isso requer uma abordagem multissetorial na qual empresas, governos e sindicatos estejam alinhados em uma nova visão para um futuro do trabalho melhor, baseada na previsão de um mercado de trabalho, focado na transição e criação de empregos com salários justos. Saber onde haverá necessidades não atendidas de empregos sociais e verdes até 2030 ajudará a enfrentar os desafios sociais e ambientais.

As Necessidades não atendidas de empregos sociais por setor em 2030 no Brasil

O papear mostra que o Brasil vai precisar muito de empregos ligados aos segmentos de Funcionários de creches, auxiliares de professores e professores da primeira infância, Professores do ensino fundamental e médio, Profissionais e associados de enfermagem e obstetrícia. Essas áreas já são demandas reprimidas acumuladas por anos, e já foram objeto de inúmeras matérias de jornais em todo o país. Ver a tabela abaixo com as informações do Brasil.

value.image
Tab. 1. Necessidades não atendidas de empregos sociais por setor no Brasil em 2030

As Necessidades não atendidas de empregos verdes por setor em 2030 no Brasil

Segundo o trabalho do WEF, a demanda por empregos verdes no Brasil é enorme, cerca de 755 mil até 2030, principalmente nos segmentos dos trabalhadores agrícolas, florestais e pesqueiros, Engenheiros ambientais, civis e químicos, e os trabalhadores que coletam, processam e reciclam lixo (refuse workers). Ver a tabela abaixo com maiores informações.

value.image
Tab. 2. Necessidades não atendidas de empregos verdes por setor no Brasil em 2030

Considerações finais

Desigualdade e sustentabilidade são questões importantes para formuladores de políticas, líderes empresariais e populações em todo o mundo. O trabalho fornece informações que podem servir de subsídios para políticas públicas e privadas de reemprego e apoio à transição de empregos.

Além disso, essas políticas precisarão ser acompanhadas por iniciativas de treinamento, qualificação e requalificação, bem como medidas inovadoras de proteção social para garantir os meios de subsistência de trabalhadores vulneráveis.

Ao quantificar a necessidade de trabalho não atendido, o relatório alerta para que empresas e governos invistam na criação e treinamento de empregos no setor social, juntamente com o “esverdeamento de todos os setores”, investindo no desenvolvimento de habilidades verdes e ajudando a preparar indústrias e a força de trabalho para as demandas e empregos de amanhã.