Economia e Inovação

Por: Sudanês B. Pereira

Economista, com formação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia (desenvolvimento regional) e Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Experiências no setor governamental (municipal e estadual), setor privado (Associação Comercial Empresarial de Sergipe - ACESE e Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo - Fecomércio), foi professora substituta no Departamento de Economia na UFS, pesquisadora e uma das fundadoras do Núcleo de Propriedade Intelectual, hoje Cintec-UFS.

Cresce os Incentivos Globais em Energia Eólica Offshore

06/02/2023
Imagem de Freepik

O mar possui um poder e força incomensuráveis. Os projetos de energia eólica offshore mostram que o mar é uma fonte de recurso que pode convergir para a descarbonização do setor elétrico mundial. Historicamente, os projetos onshore dominam o portfólio de projetos do setor de energia eólica. Segundo a Global X, cerca de 93% da capacidade global de energia eólica está em terra, como pode ser visto no gráfico abaixo. No entanto, tecnologia, custos mais baixos e apoio político para energia renovável, estão tornando a energia eólica offshore atraente. Esses fatores, juntamente com as vantagens incorporadas, como a proximidade dos centros de demanda costeira, podem fechar a lacuna com o onshore. Além disso, a energia eólica offshore pode reduzir a necessidade de construir uma infraestrutura dispendiosa de transmissão e distribuição (T&D), como pode também beneficiar países onde a terra é escassa, a exemplo do Japão e Coréia do Sul.

value.image
Gráfico 1. Capacidade cumulativa de energia eólica globalmente, por tecnologia (GW)

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o mercado eólico offshore global deve ter expansão significativa nas próximas duas décadas, crescendo 13% ao ano no Cenário de Políticas Declaradas e ainda mais rápido no Cenário de Desenvolvimento Sustentável. Amparada por metas políticas e custos de tecnologia em queda no Cenário de Políticas Estabelecidas, a capacidade eólica offshore global deve aumentar quinze vezes de 2018 a 2040.

As políticas de apoio, incluindo leilões, impulsionarão ainda mais o crescimento no Cenário de Desenvolvimento Sustentável. Nesse cenário, a capacidade eólica offshore global aumenta para cerca de 560 GW até 2040, um aumento de 65% em relação ao Cenário de Políticas Estabelecidas, como parte de esforços acelerados para descarbonizar o fornecimento de eletricidade. Ver a figura abaixo com as projeções da capacidade eólica offshore nos dois cenários - políticas declaradas e desenvolvimento sustentável.

value.image
Fig.1. Capacidade eólica offshore global projetada e participação no fornecimento de eletricidade por cenário

A indústria eólica offshore é global

O levantamento da Global X mostra que vários governos, nacionais e subnacionais em todo o mundo, estão intensificando o apoio político para o desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore por meio de licitações de projetos, leilões de áreas de arrendamento eólico e incentivos financeiros. O pipeline de projetos totaliza quase 320 gigawatts (GW) em capacidade potencial, como mostra a figura 2. No médio prazo, a capacidade eólica offshore global pode aumentar em 3,5 vezes, de 50,6 GW em 2021 para 177,5 GW em 2027.

value.image
Fig.2. Pipeline global de projetos eólicos offshore, por estágio (GW)

Segundo a agência internacional (IEA), o crescimento da energia eólica offshore está concentrado em seis regiões, refletindo as ambições políticas, os recursos eólicos disponíveis e a melhoria econômica da energia eólica offshore. Europa e China lideram o mercado eólico offshore com mais de 70% da capacidade instalada até 2040, enquanto há expansão significativa nos Estados Unidos, Coréia, Índia e Japão, que juntos capturam cerca de um quarto do mercado global.

De fato, a Europa e a Ásia são os mercados mais maduros na indústria de energia eólica offshore. Muitos dos principais fabricantes de equipamentos eólicos offshore e desenvolvedores de projetos estão sediados nessas duas regiões, incluindo Siemens Gamesa na Espanha, Vestas e Ørsted na Dinamarca e Nordex na Alemanha.

Os governos da Alemanha, Dinamarca, Holanda e Bélgica estimam que suas metas para eólicas offshore conjuntas requerem pelo menos € 135 bilhões em investimentos totais. Na Ásia, os investimentos podem chegar a US$ 294 bilhões entre 2026 e 2030. A maioria dos projetos offshore em construção está no Reino Unido, China, Taiwan, Holanda, Alemanha e França. Ver a figura abaixo.

value.image
Fig. 3. Projetos eólicos offshore em construção (MW)

Vários estudos e relatórios apontam que o que torna comum o desenvolvimento dos projetos de eólicas offshore é o forte apoio político. Os governos nacionais e subnacionais na China têm metas de capacidade de longo prazo totalizando mais de 150 GW de energia eólica offshore, fornecendo visibilidade e sinais claros de mercado mesmo com o fim de um subsídio nacional à energia eólica offshore. Na Europa, políticas nacionais e regionais possuem bilhões para o apoio financeiro para eólica offshore. A expansão global do setor dispersa por Estados Unidos, Brasil e Índia, deve inaugurar uma nova era para o setor de energia eólica, criando oportunidades substanciais para players estabelecidos e iniciantes.

Comentários finais

[] A energia eólica offshore é cada vez mais vista como viável no esforço global de descarbonização devido aos seus inúmeros benefícios e ao aumento da competitividade de custos.

[] Os mercados de energia eólica offshore mais maduros estão na Europa e na Ásia, onde os desenvolvedores têm um número significativo de projetos em construção.

[] Os EUA têm sido retardatários em energia eólica offshore, mas espera-se que investimentos abrangentes em nível estadual e federal criem oportunidades significativas.

[] O Brasil é um grande player na América Latina.