
Por: Sudanês B. Pereira
Economista, com formação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia (desenvolvimento regional) e Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Experiências no setor governamental (municipal e estadual), setor privado (Associação Comercial Empresarial de Sergipe - ACESE e Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo - Fecomércio), foi professora substituta no Departamento de Economia na UFS, pesquisadora e uma das fundadoras do Núcleo de Propriedade Intelectual, hoje Cintec-UFS.
Cresce os Incentivos Globais em Energia Eólica Offshore

O mar possui um poder e força incomensuráveis. Os projetos de energia eólica offshore mostram que o mar é uma fonte de recurso que pode convergir para a descarbonização do setor elétrico mundial. Historicamente, os projetos onshore dominam o portfólio de projetos do setor de energia eólica. Segundo a Global X, cerca de 93% da capacidade global de energia eólica está em terra, como pode ser visto no gráfico abaixo. No entanto, tecnologia, custos mais baixos e apoio político para energia renovável, estão tornando a energia eólica offshore atraente. Esses fatores, juntamente com as vantagens incorporadas, como a proximidade dos centros de demanda costeira, podem fechar a lacuna com o onshore. Além disso, a energia eólica offshore pode reduzir a necessidade de construir uma infraestrutura dispendiosa de transmissão e distribuição (T&D), como pode também beneficiar países onde a terra é escassa, a exemplo do Japão e Coréia do Sul.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), o mercado eólico offshore global deve ter expansão significativa nas próximas duas décadas, crescendo 13% ao ano no Cenário de Políticas Declaradas e ainda mais rápido no Cenário de Desenvolvimento Sustentável. Amparada por metas políticas e custos de tecnologia em queda no Cenário de Políticas Estabelecidas, a capacidade eólica offshore global deve aumentar quinze vezes de 2018 a 2040.
As políticas de apoio, incluindo leilões, impulsionarão ainda mais o crescimento no Cenário de Desenvolvimento Sustentável. Nesse cenário, a capacidade eólica offshore global aumenta para cerca de 560 GW até 2040, um aumento de 65% em relação ao Cenário de Políticas Estabelecidas, como parte de esforços acelerados para descarbonizar o fornecimento de eletricidade. Ver a figura abaixo com as projeções da capacidade eólica offshore nos dois cenários - políticas declaradas e desenvolvimento sustentável.

A indústria eólica offshore é global
O levantamento da Global X mostra que vários governos, nacionais e subnacionais em todo o mundo, estão intensificando o apoio político para o desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore por meio de licitações de projetos, leilões de áreas de arrendamento eólico e incentivos financeiros. O pipeline de projetos totaliza quase 320 gigawatts (GW) em capacidade potencial, como mostra a figura 2. No médio prazo, a capacidade eólica offshore global pode aumentar em 3,5 vezes, de 50,6 GW em 2021 para 177,5 GW em 2027.

Segundo a agência internacional (IEA), o crescimento da energia eólica offshore está concentrado em seis regiões, refletindo as ambições políticas, os recursos eólicos disponíveis e a melhoria econômica da energia eólica offshore. Europa e China lideram o mercado eólico offshore com mais de 70% da capacidade instalada até 2040, enquanto há expansão significativa nos Estados Unidos, Coréia, Índia e Japão, que juntos capturam cerca de um quarto do mercado global.
De fato, a Europa e a Ásia são os mercados mais maduros na indústria de energia eólica offshore. Muitos dos principais fabricantes de equipamentos eólicos offshore e desenvolvedores de projetos estão sediados nessas duas regiões, incluindo Siemens Gamesa na Espanha, Vestas e Ørsted na Dinamarca e Nordex na Alemanha.
Os governos da Alemanha, Dinamarca, Holanda e Bélgica estimam que suas metas para eólicas offshore conjuntas requerem pelo menos € 135 bilhões em investimentos totais. Na Ásia, os investimentos podem chegar a US$ 294 bilhões entre 2026 e 2030. A maioria dos projetos offshore em construção está no Reino Unido, China, Taiwan, Holanda, Alemanha e França. Ver a figura abaixo.

Vários estudos e relatórios apontam que o que torna comum o desenvolvimento dos projetos de eólicas offshore é o forte apoio político. Os governos nacionais e subnacionais na China têm metas de capacidade de longo prazo totalizando mais de 150 GW de energia eólica offshore, fornecendo visibilidade e sinais claros de mercado mesmo com o fim de um subsídio nacional à energia eólica offshore. Na Europa, políticas nacionais e regionais possuem bilhões para o apoio financeiro para eólica offshore. A expansão global do setor dispersa por Estados Unidos, Brasil e Índia, deve inaugurar uma nova era para o setor de energia eólica, criando oportunidades substanciais para players estabelecidos e iniciantes.
Comentários finais
[] A energia eólica offshore é cada vez mais vista como viável no esforço global de descarbonização devido aos seus inúmeros benefícios e ao aumento da competitividade de custos.
[] Os mercados de energia eólica offshore mais maduros estão na Europa e na Ásia, onde os desenvolvedores têm um número significativo de projetos em construção.
[] Os EUA têm sido retardatários em energia eólica offshore, mas espera-se que investimentos abrangentes em nível estadual e federal criem oportunidades significativas.
[] O Brasil é um grande player na América Latina.
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Direto de Brasília 12/05/25

OAB Sergipe está celebrando 90 anos de fundação em nosso estado

Hoje, 12 de maio, é o dia nacional de conscientização e enfrentamento da fibromialgia
