Economia e Inovação

Por: Sudanês B. Pereira

Economista, com formação na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Geografia (desenvolvimento regional) e Especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Experiências no setor governamental (municipal e estadual), setor privado (Associação Comercial Empresarial de Sergipe - ACESE e Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo - Fecomércio), foi professora substituta no Departamento de Economia na UFS, pesquisadora e uma das fundadoras do Núcleo de Propriedade Intelectual, hoje Cintec-UFS.

Brasil: Taxa de Inovação nas Empresas Industriais foi de 70,5% em 2021

22/02/2023
Imagem de vector4stock no Freepik

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lançaram em dezembro a 1ª edição da Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral) 2021: Indicadores Básicos.

A pesquisa é uma investigação inédita que traz novos dados sobre inovação e temas correlatos. O objetivo é traçar o retrato da inovação no Brasil, ao levantar informações referentes ao investimento empresarial em Ciência, Tecnologia e Inovação no país.

A pesquisa, ainda em caráter experimental, investigou uma amostra de 1.454 empresas de médio e grande portes – acima de 100 pessoas ocupadas – das indústrias de transformação e extrativas, de um universo de 9.408 companhias com esse perfil. Os temas abrangeram incidência de inovação, cooperação, obstáculos, empresas que realizaram dispêndios em P&D, expectativas de dispêndios em P&D, impactos da pandemia de Covid-19 e publicação de relatório de sustentabilidade. Os dados vão subsidiar implementação, aperfeiçoamento e monitoramento de políticas públicas e estratégias das empresas.

Os Resultados da Pintec Semestral

Segundo a Pintec Semestral, em 2021 a taxa de inovação nas empresas industriais brasileiras - medida pela participação percentual do número de empresas que implementaram inovações de produto ou processo de negócios em relação ao total de empresas investigadas - foi de 70,5%. Dessas, 37,8% lançaram produtos e implementaram processo de negócios novos; 20% implementaram somente novos processos de negócios; e 12,7% lançaram somente novos produtos. Ver o gráfico abaixo.

value.image
Taxa de inovação para o total da Indústria, segundo o tipo de inovação – Brasil - 2021 (%)

Entre os setores mais inovadores em produto e/ou processo de negócios, destacaram-se as atividades de Fabricação de produtos químicos (87,0%), Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (86,5%) e Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (84,7%).

A pesquisa mostrou que as taxas de inovação mais baixas foram observadas nas atividades de Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (54,6%), Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (51,6%) e Fabricação de produtos de madeira (42,6%). Nas três atividades, as taxas de inovação de processo de negócios foram 44,6%, 42,8% e 42,6%, respectivamente, e se destacaram em relação às de produto (17,6%, 22,1% e 19,5%, respectivamente). Ver o quadro abaixo.

value.image
Quadro 1. Ranking de Inovação por Atividades da Indústria - Taxa de Inovação Total - 2021 (%)

Taxa de Inovação em Produto

A Pintec semestral mostrou que os setores que mais se destacaram nas inovações de produto foram Fabricação de produtos químicos (76,0%), Fabricação de produtos diversos (74,4%) e Fabricação de máquinas e equipamentos (71,9%). Por outro lado, os que apresentaram menores taxas de inovação de produto foram os de Fabricação de produtos de madeira (19,5%), extrativas (18,6%) e Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (17,6%). Ver o quadro 2.

value.image
Quadro 2. Ranking de Inovação por Atividades da Indústria - Taxa de Inovação em Produto – 2021 (%)

Taxa de Inovação em Processos de Negócios

Além das inovações de produto, as empresas também podem inovar em outras áreas, que configuram processos de negócios. A Pintec semestral revelou que mais metade (57,9%) das empresas industriais inova em processos de negócios.

Segundo a pesquisa do IBGE, para o total da Indústria, taxas maiores de inovação estão mais relacionadas às atividades voltadas às práticas de gestão e comercialização, frente àquelas de produção. São as inovações nos métodos de organização do trabalho, de tomada de decisão ou de gestão de recursos humanos que apresentaram a maior proporção de empresas inovadoras em processo de negócios (40,6%), seguidas das práticas de gestão para organizar procedimentos organizativos ou relações externas (37,5%) e métodos de marketing para promoção, embalagem, preços, colocação de produtos e serviços pós-venda (33,5%).

Embora estratégicos e utilizados como ferramentas essenciais para os demais processos, os métodos para processamento de informação e comunicação, aparecem com pouco menos de um terço das empresas inovadoras em processo de negócios (32,5%).

As categorias de métodos para produzir bens ou fornecer serviços, seguida por métodos de contabilidade ou outras operações administrativas e, por fim, métodos de logística, entrega ou distribuição, apresentaram as menores proporções de empresas inovadoras em processos de negócios, com taxas de 31,6%, 26,9% e 19,4%, respectivamente. Ver o gráfico abaixo onde são apresentadas as taxas de inovação segundo as categorias de processo de negócios.

value.image
Taxa de inovação em processo de negócios, segundo suas categorias, para o total da Indústria – Brasil – 2021 (%)

Entre os setores mais inovadores em processo de negócios, destacaram-se as atividades relacionadas à Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (79,2%), Fabricação de produtos químicos (73,7%), Fabricação de veículos automotores (70,9%). Vale lembrar que o setor químico apareceu também como o mais inovador dentre as empresas inovadoras de produto. Ver o quadro 3.

value.image
Quadro 3. Ranking de Inovação das Atividades da Indústria Taxas de Inovação em Processo de Negócios - 2021 (%)

Realização de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)

A pesquisa mostrou que 33,9% das empresas industriais investiram em P&D no ano de 2021. Os setores que mais investiram em atividades de P&D foram o de Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (66,6%), Fabricação de produtos químicos (65,3%), Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (63,0%) e Fabricação de máquinas e equipamentos (51,1%). Se fizermos uma comparação com as taxas de inovação em produto, estes setores apresentam proporções bastantes similares, o que pode apontar a importância das atividades de P&D no desenvolvimento de produtos novos e aprimorados.

Igualmente interessante, são os setores com menor proporção de empresas que realizaram dispêndios em P&D, quais sejam: Metalurgia (16,0%), Confecção de artigos do vestuário e acessórios (2,8%), Fabricação de produtos de madeira (2,2%) e Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (1,2%). Ver o gráfico abaixo.

value.image
Percentual de Empresas Inovadoras que realizaram Dispêndios em P&D

Um dado importante apontado pela pesquisa é que 58,4% das empresas inovadoras pretende aumentar seus investimentos em P&D em 2023. No ano de 2022, entre as empresas inovadoras, quase 60% pretendiam manter os dispêndios em P&D, e 37,0% iriam aumentar em relação a 2021; só 3,2% esperavam diminuir os investimentos em P&D. Para 2023, a expectativa é mais otimista: 58,4% esperam aumentar seus dispêndios em P&D em relação a 2022, e 41,4% pretendem manter. Só 0,2% têm intenção de diminuir os investimentos.

Para finalizar, deixo aqui alguns highlights da pesquisa.

[1] Em 2021, a taxa de inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas foi de 70,5%. Desse total, 37,8% implementaram novos produtos e processos de negócios simultaneamente.

[2] A taxa de inovação é maior nas empresas de grande porte, chegando a 76,7% nas empresas com mais de 500 pessoas ocupadas.

[3] O setor químico lidera, com taxa de inovação de 87,0%, seguido por equipamentos de informática, eletrônicos e ópticos (86,5%) e por veículos automotores (84,7%).

[4] Em 2021, 33,9% das empresas investiram em P&D. Nos setores de equipamentos de informática, produtos químicos, farmacêutica e farmoquímica, a taxa supera 60%

[5] Em 2022, 37,0% das empresas inovadoras pretendiam aumentar os dispêndios em P&D em relação ao realizado em 2021. Para 2023, 58,4% esperam aumentar esses dispêndios.

[6] Em 2021, 12,0% das empresas publicaram relatório de sustentabilidade; o índice chega a 28,7% entre as empresas com mais de 500 pessoas ocupadas.

[7] Entre as empresas que publicaram relatórios de sustentabilidade, 81,8% foram inovadoras em 2021.

Boa semana!